Turismo no Brasil sem praia

Conheça dois destinos que se tornaram opções que seduzem os turistas nacionais e despertaram o interesse do turismo estrangeiro. Dois destinos um pouco distantes da costa atlântica, mas que têm seu próprio encanto particular

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
ff15cacd83fe6e70c3c2aa20dba653d6

O Brasil é, sem dúvida, o país sul-americano por excelência para o turismo internacional. Com um número infinito de praias de primeira classe e uma indústria hoteleira em constante desenvolvimento que permite que as pessoas desfrutem de todo o conforto.

Soma-se a isso a atração adicional da Amazônia e o enorme número de cidades modernas que combinam desenvolvimento e progresso com a cor e a alegria do povo brasileiro.

Para esta ocasião, apresentamos dois destinos que se tornaram opções que seduzem os turistas nacionais e despertaram o interesse do turismo estrangeiro. Dois destinos um pouco distantes da costa atlântica, mas que têm seu próprio encanto particular.

O primeiro destino é Monte Verde, a pequena “Suíça brasileira” no estado de Minas Gerais, e o segundo é a capital do estado de Paraná, Curitiba, que é a terceira maior cidade do Brasil e a maior capital do sul. Ambos os lugares têm muitas coisas e opções para mostrar ao turista.

Ao estilo europeu

Uma pequena cidade no sul de Minas Gerais, na fronteira com São Paulo, cercada por montanhas e um clima bem diferente do Brasil que todos conhecemos. Com casas de estilo europeu e uma gastronomia diferente da tradicional cozinha brasileira, Monte Verde é um destino procurado para um retiro de fim de semana para grupos de famílias, casais e grupos de amigos.

Com um ambiente verde único, somado à altura dos morros que circundam a cidade, cria-se um microclima muito interessante, que no inverno pode apresentar algumas geadas e temperaturas próximas a 0 graus, e no verão facilmente ultrapassar os 30 graus.

É um destino muito popular para longas caminhadas de dia inteiro, atravessando pequenas cachoeiras, trilhas e riachos que se misturam com a vegetação, permitindo que os visitantes possam desfrutar ao máximo do ar livre e da natureza.

Aqueles que estão em boa forma física também podem optar por subir o pico do Selado ou a trilha da Pedra Redonda. Estas são duas opções para encontrar excelentes vistas panorâmicas, de baixa dificuldade e que podem ser feitas com a família. Também é ideal para aqueles que fazem treinamento de corrida e trilha, pois possui muitos caminhos com inclinações e elevações.

Para os mais extremos, Monte Verde oferece atividades de quadriciclos e UTV para poder viver uma aventura através de circuitos que atendem às expectativas dos mais exigentes.

Há também a possibilidade de cavalgar pelas florestas que têm uma enorme variedade de espécies que incluem a vegetação de alta montanha, bem como a típica selva brasileira.

Essa sensação de estar na “pequena Suíça brasileira” se completa com a gastronomia local, com cartilhas bem enraizadas na cultura europeia, com pastelaria muito boa, chocolates e a inevitável cerveja ao estilo suíço.

Monte Verde é uma vila alpina que merece ser visitada. Com hotéis concebidos para casais e famílias, é ideal para uma escapada.

Cidade, natureza e gastronomia

Curitiba é a capital do estado de Paraná e seu nome indica que é “o lugar onde há pinheiros”, de acordo com a expressão indígena que lhe deu esse nome. A cidade é caracterizada por ter três vezes mais espaços verdes por habitante, o que indica a ONU como mínimo saudável.

Desde suas origens foi concebida para ser uma cidade moderna com uma grande infraestrutura que hoje a coloca apenas atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além de ser a cidade mais importante do sul do Brasil, tem uma enorme indústria que está em constante crescimento.

Do ponto de vista turístico, Curitiba cresceu exponencialmente dentro do turismo interno, sendo uma opção muito boa para quem gosta de arquitetura, das caminhadas, das praças e da gastronomia.

É talvez a cidade mais europeia do Brasil e isso a torna muito popular entre os turistas. Possui também uma rede de transporte público muito boa que permite que os visitantes possam fazer longos percursos de uma forma extremamente confortável e rápida.

Uma visita à rua e ao bairro de São Francisco, um lugar histórico de beleza inigualável, é uma obrigação. É um lugar com casas coloridas que remontam à fundação da cidade e preservam a arquitetura da época. 

É também uma cidade caracterizada pela cultura. As muitas obras de arte, museus e músicos de rua ilustram cada rua de Curitiba e a tornam muito pitoresca. O Museu Oscar Niemeyer é uma obra de arte em si, mas também tem uma grande exposição de obras contemporâneas.

Os muitos espaços verdes e parques da cidade também são uma atração adicional, incluindo o Jardim Botânico, que recomendamos visitar à noite por causa da excelente iluminação, a Casa de Ópera de Arame e a Floresta dos Alemães.

A vida noturna é muito ativa, com um grande número de bares e pubs oferecendo uma variedade de shows musicais, do rock ao samba e ao forró.

Em termos de gastronomia, é talvez um dos lugares mais interessantes do Brasil para desfrutar de excelentes cardápios com todo tipo de influências: portuguesas, alemãs, italianas, africanas, espanholas, entre tantas outras. Curitiba é um destino gastronômico verdadeiramente cosmopolita.

No que diz respeito a hotéis, a comodidades e a preços, não é um destino caro, embora se você estiver procurando luxo e conforto, pode ser mais caro. Mas por ser uma cidade com um importante centro administrativo e industrial, tem hospedagens econômicas de muito boa qualidade.

É uma questão de busca e ajuste ao orçamento, tendo sempre em mente que a rede de transporte funciona muito bem, a tal ponto que foi copiada em cidades europeias com muito bons resultados.

Como temos visto, estas duas opções para o turismo de escapadas podem ser uma maneira muito boa de se afastar da rotina diária e conhecer diferentes destinos fora da temporada de praia. O Brasil tem muito a oferecer, e tanto Monte Verde quanto Curitiba são duas alternativas válidas para o turismo de praia que caracteriza o país.