Tudo sobre ‘Enola Holmes 2’ que está bombando no Brasil

O longa está no TOP 1 do streaming.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
47005b8bf6e46daefcba1293fe8a865b

Chegou Enola Holmes que, definitivamente, está caminhando para criar sua própria franquia. Após o sucesso de 2020, a irmã de Sherlock Holmes retorna para uma nova aventura, mais madura e mais ambiciosa, para o bem e para o mal.

Com retorno de boa parte do elenco original, Enola Holmes 2 acompanha a jovem animada após ter resolvido seu primeiro caso no filme anterior e decidida a se tornar uma detetive, longe da sombra de seu irmão mais famoso, Sherlock (Henry Cavill). Porém, conseguir clientes é algo difícil numa sociedade sexista que não sabe valorizar a voz de jovens mulheres.

Tudo muda com um pedido da pequena Bessie (Serrana Su-Ling Bliss), desesperada em encontrar sua irmã desaparecida, Sarah. O que começa como uma simples investigação numa fábrica de fósforos, logo culmina num caso que envolve a corrupção entre a elite política de Londres. E, acaba se conectando com o destino de Sherlock que, assim como a irmã, não sabe pedir ajuda para lidar com seu mais recente mistério.

Logo, ambos terão que aprender a trabalhar juntos e confiar em diversos aliados, como a mãe, Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter), e o interesse amoroso de Enola, o jovem lorde Tewkesbury (Louis Partridge). Se o irmão Mycroft Holmes (Sam Claflin) ficou fora da trama, o longa traz novidades no elenco, como os atores David Thewlis (franquia Harry Potter) e Sharon Duncan-Brewster (Duna).

Muitas características boas do primeiro Enola Holmes retornam para sua sequência. A possibilidade de não rolar Enola Holmes 3 é mínima. Apesar do segundo filme ter sua própria história, diversas portas são abertas para seguir a franquia da jovem detetive no futuro. E, sinceramente, seria ótimo ver mais investigações da família Holmes.

Porém, uma das fraquezas de Enola Holmes 2 é justamente a conexão com a clássica obra do Sir Arthur Conan Doyle. Não me entenda errado, o destaque para o relacionamento entre a protagonista e seu irmão Sherlock é bem divertido, graças à conexão de Millie Bobby Brown e Henry Cavill. Mas, por vezes, parece que a história fica tão obcecada em adicionar elementos dos livros clássicos de Sherlock (221b Baker Street! O cachimbo! O violino!), que esquece como Enola deveria ser o foco. Inclusive, os ganchos para novos filmes são pessoas importantes que surgem ao longo da aventura, mas não daremos spoilers por aqui.

Ou seja, imagina o trabalho do roteirista Jack Thorne para: 1 – criar uma história para Enola, 2 – adicionar elementos de Sherlock, 3 – ter um motivo para trazer o Tewkesbury de volta, 4 – usar uma história real para inspirar a trama (no caso, a revolução trabalhista de Sarah Chapman), e 5 – adicionar diversas reviravoltas e enigmas ao longo do caminho. As diversas curvas do script prejudicam a narrativa, que acaba sendo longa demais, mas não gasta todo o charme de seu elenco, felizmente.

Enola Holmes 2 é um filme perfeito? Não. São diversas reviravoltas com soluções que nem sempre são críveis e tem sérios problemas ao tentar equilibrar os talentos e personalidades de Enola e Sherlock. Mas existe um certo charme nas adaptações da obra escrita por Nancy Springer… Mesmo com mais de duas horas de duração, ainda é uma história divertida para todos os públicos.

De qualquer forma, existe algo especial nessa franquia. Talvez seja o elenco cheio de simpatia. Talvez seja o frescor de ver uma jovem garota independente numa história tão vista sob o olhar masculino. Ou talvez seja a loucura de ver uma fanfic live-action onde Eleven e Superman são irmãos e filhos de Bellatrix numa Londres vitoriana.

 

Assista ao trailer oficial:

 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

Foto: Reprodução/Netflix

Com informações de Adoro Cinema