Trindade se torna oficialmente a Capital da Fé no Brasil

Durante o encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, o governador Ronaldo Caiado fez a entrega simbólica do título concedido pela Assembleia Legislativa; saiba mais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
d9a4f284298b6650f099a03c97e3b6e5

O governador Ronaldo Caiado compareceu, neste domingo (02/07) à missa solene de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, realizada em Trindade, região metropolitana de Goiânia. A celebração foi conduzida pelo Arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steier, e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que está cumprindo agenda na cidade. Ao longo de 10 dias, mais de 3 milhões de fiéis de todas as partes do Brasil se reuniram no maior evento religioso do Centro-Oeste e o segundo maior do país.

Agora, Trindade se torna oficialmente a capital da fé. Durante a celebração, o governador realizou a entrega simbólica do título conferido pela Assembleia Legislativa, por meio do projeto de lei 21.951/2023, de autoria do deputado estadual George Morais. Para Caiado, essa iniciativa legalmente reconhece o que já é uma realidade para o estado de Goiás: a posição de segunda maior romaria do país, com uma participação cada vez mais ampla, não apenas de goianos, mas também de pessoas de todo o Brasil e do exterior.

O governador acrescentou: “Isso se deve à beleza, à hospitalidade e ao jeito goiano de ser. Todos nós aqui somos muito acolhedores e sempre buscamos melhorar ainda mais.” Ele estava acompanhado na ocasião pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, que também é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS). O vice-governador Daniel Vilela e várias outras autoridades, incluindo deputados federais e estaduais, prefeitos e secretários, prestigiaram a celebração.

O ministro Flávio Dino, convidado para participar da missa de encerramento da romaria do Divino Pai Eterno, elogiou a recepção calorosa. Ele afirmou: “Que exemplo o povo, cidadãos, cidadãs e famílias de Trindade e de Goiás deram hoje ao Brasil. O Brasil precisa de união, solidariedade, justiça social e paz. Essa festa do Divino Pai Eterno é uma inspiração.” O ministro também reconheceu a grandiosidade do evento e mencionou o relacionamento republicano estabelecido por Caiado com o Governo Federal, destacando a colaboração mútua ao longo dos anos.

Apoio

Durante os dias de festa, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) da OVG, instalado pelo Governo de Goiás na GO-060, funcionou 24 horas, oferecendo massagens, lanches, área de descanso e banheiros aos devotos. No local, também havia uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade para fornecer atendimento de primeiros socorros, uma ambulância de plantão e uma base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O padre Marco Aurélio Martins da Silva, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, também expressou sua gratidão a Caiado pelo apoio prestado ao longo dos anos para a realização da romaria e pelo trabalho realizado pela presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, Gracinha Caiado. Ele declarou: “É maravilhoso recebê-los sempre com o amor do Pai.”

Investimento

O Governo de Goiás investiu mais de R$ 3,5 milhões na organização do evento, incluindo a recuperação da rodovia dos romeiros e a montagem e operação do Centro de Apoio ao Romeiro. Além disso, estão previstos investimentos de R$ 14,3 milhões para a construção do Viaduto Portal da Fé, na GO-060, após o encerramento da romaria. A obra tem previsão de conclusão em 18 meses.

A Romaria deste ano teve início em 23 de junho na Praça do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, com o tema “O Pai Eterno nos chama e envia”. Ao longo do evento, foram realizadas 180 celebrações, incluindo missas, novenas, procissões e vigílias. A programação também contou com um show do cantor Roberto Carlos.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de capa: Wesley Costa