Tour gastronômico Goiânia: trace sua rota a partir de restaurantes típicos de diferentes países

Experimente o mundo sem sair da capital de Goiás

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
bf7ff31e248ab4980116b80b2a7cc278

Já pensou em fazer uma viagem ao redor do mundo sem sair da sua cidade, apenas provando comidas típicas de diferentes lugares?! O turismo gastronômico é uma das formas de turismo mais famosas e apreciadas pelos viajantes, afinal quem não gosta de provar comidas diferentes? Além de estar em um lugar novo, conhecendo sua cultura, arquitetura e costumes, enquanto se diverte, comer também pode ser uma maneira de conhecer um pouco mais sobre a história de um país ou região. Mas para quem não pode viajar agora, é possível ter um pouco dessa experiência sem sair de Goiânia. 

 

Pensando nisso, o Curta Mais preparou uma lista com restaurantes goianos que oferecem um cardápio baseado em outras culturas. Se liga nesse tour! 

 

Gelato Italiano 

 

Sorveteria

Foto: repodução redes sociais

 

Uma das experiências mais prazerosas ao visitar a Itália é desfrutar de um gelato artesanal. Apesar do sorvete ter se popularizado em todo o mundo, o autêntico gelato italiano é uma instituição que faz parte da cultura italiana e é uma iguaria irresistível. A história do gelato começou na Itália há mais de 2.000 anos, quando os antigos imperadores romanos e os cidadãos de classe alta não poupavam esforços para transportarem blocos de gelo das montanhas congeladas para se refrescarem no intenso verão. Na época, o “sorvete” era elaborado com gelo e neve das montanhas mais altas e conservado no subsolo. 

 

O responsável por ativar o reinício da indústria de sorvete na Itália, foi Marco Polo, célebre explorador e historiador, que retornou à sua terra natal levando histórias e registros de sua incrível jornada para a China. Entre suas posses estavam as receitas para a elaboração dos sorvetes chineses, que não eram feitos de gelo raspado, mas sim à base de leite. Essa inovação iniciou a indústria italiana de sorvete, marcando o início do gelato que conhecemos hoje. No entanto, o gelato italiano não é igual a maioria dos sorvetes. Desde o momento em

que chegou na Itália, foi elaborado de uma forma diferente, com pouco ou nenhum ar presente na mistura. Segundo registros históricos, os italianos passaram a consumir o gelato regularmente nos séculos 15 e 16. 

 

Atualmente, o gelato italiano é um sorvete conhecido mundialmente e um dos raros tipos que ainda é produzido massivamente de forma artesanal. Hoje, a Itália possui 39 mil gelaterias e movimenta um volume de negócios de cerca de 4,5 bilhões de euros, contra um valor de mercado mundial estimado em cerca de 15 bilhões de euros, mostrando a força de um setor que continua a se expandir na Itália.

 

Aqui em Goiânia você pode ter um pouco da experiência de comer um tradicional Gelato Italiano visitando a sorveteria Amaretto. Tradicional em gelatos e eleita a melhor sorveteria de Goiânia pelo júri da Veja comer & Beber 2019, a Amaretto se destaca pelos seus produtos livres de gordura hidrogenada, conservantes e emulsificantes. A marca se diferencia pela qualidade e sabor com público cativo nas duas unidades na capital. A Amaretto Gelateria usa ingredientes italianos para elaborar os mais de 35 sabores diariamente. 

 

Endereço: 

Setor Oeste

Endereço: Rua 9, 1087 – St. Oeste, Goiânia – GO

Setor Bueno

Endereço: R. T-38, 756 – Qd. 143, Lt. 17 – St. Bueno, Goiânia – GO

Pizza Italiana 

 

Prato

Foto: repodução redes sociais

É impossível falar de Itália sem lembrar da queridinha, a pizza! O prato típico, que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno, se popularizou na Itália e conquistou o mundo todo.

Quase todas as cidades e países contam com pizzarias que tentam reproduzir a receita original italiana, e em Goiânia não ia ser diferente. Entre as várias pizzarias que funcionam na capital está a Piccolo Pizzaria e Restaurante. Além de moderna, a pizzaria e restaurante Piccolo tem em seu cardápio a junção das pizzas e pratos já consagrados da Pizzarella, que tem mais de 42 anos de história na gastronomia italiana. O nome ‘Piccolo’ significa pequeno em italiano, fazendo referência a “Pizzarella pequena”. A proposta oferece pratos em versões individuais, do tamanho da sua fome. Entre pratos executivos, pizzas, panquecas, waffles, lasanhas, spaghetti, peixes e saladas grelhadas, a Piccolo tem o melhor da gastronomia para você saborear a comida italiana. 

Endereço: Av. T-10, Nº 507 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74223-060

Bistrô Francês 

Prato

Foto: repodução redes sociais

Os bistrôs, que se popularizaram na França, são ambientes intimistas e acolhedores, que geralmente possuem tamanho pequeno e valorizam a proximidade entre, dono, funcionários e clientes. A simplicidade dos pratos e bebidas servidos também é um diferencial dessa forma de restaurante, vale lembrar que apesar da simplicidade os pratos são sempre deliciosos. Acredita-se que  os bistrôs tenham surgido em 1815, quando as mulheres francesas, sozinhas por conta da guerra ou dos trabalhos de seus maridos, vendiam comida em suas casas como forma de obter uma renda extra. O fato é que esses restaurantes têm se popularizado no mundo todo, cada dia mais. 

Em Goiânia é possível conhecer um Bistrô incrível e saborear pratos deliciosos, visitando o Ópera Café. O estabelecimento foi criado com o propósito de conectar pessoas ao redor da mesa com boa comida e conforto para fazer os visitantes se sentirem em casa e curtirem um programa sem pressa. A cafeteria bistrô conta com ampla variedade de grãos especiais de café, refeições diárias e já virou queridinha de quem aprecia tudo isso.

Endereço: R. T-52, 511 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74215-220

Comida Japonesa 

Comida

Foto: repodução redes sociais

Uma das mais populares gastronomias do mundo, a culinária tradicional japonesa se baseia principalmente em pratos preparados de arroz, sopa de missô (pasta de soja), peixe ou carne acompanhados de tsukemono (picles). Também é grande marca dos pratos típicos japoneses o fato de serem servidos cru. Para quem aprecia esse tipo de gastronomia, Goiânia está cheia de restaurantes que oferecem desde rodízios de peças até pratos a la carte ou buffet. Dentre esses restaurantes está o Ankai Seleto, o restaurante une a tradição do buffet, e delivery desde 2007, com o que há de mais moderno no mercado de gastronomia em uma das experiências mais bacanas da cidade. Além do japonês fusion, o menu conta com pratos contemporâneos para atender aos mais variados paladares. É o primeiro restaurante japonês em Goiânia dentro de um Shopping, em um espaço salão que esbanja charme e bom-gosto. 

Endereço: Goiânia Shopping Piso 2 – Setor Bueno

Comida Árabe 

Comidas

Foto: repodução redes sociais

Pratos como quibe e esfiha são alguns dos exemplos mais famosos do que conhecemos como culinária árabe. A grande  variedade é uma marca registrada na culinária árabe. Suas especiarias vão desde a confeitaria até receitas em que o ingrediente principal é o carneiro. Os árabes também são famosos pelo seu uso de massas, principalmente os pães, a exemplo do pão sírio. De raízes milenares, a cozinha árabe nos proporcionou e proporciona até hoje grandes técnicas e ensinamentos de como lidar com cada ingrediente, tempero e bebida. Desde a época mesopotâmica essa culinária com forte personalidade ainda reflete na atual gastronomia da região. Muito mais do que somente receitas, os momentos das refeições nas comunidades árabes, eram e ainda são verdadeiros rituais que representam comunicação e encontro familiar. A variedade e a fartura fazem parte da rotina, e a mesa cheia e decorada serve para homenagear os convidados. 

Foi em meados do século XIX que a culinária árabe chegou ao Brasil. Perseguidos pelo Império Otomano, a maior parte dos árabes cristãos de origem libanesa e síria atracaram em portos brasileiros, onde ficaram impressionados com as terras e oportunidades, fazendo com que o país se tornasse uma região atrativa para os refugiados. Desde então, a culinária árabe tem forte espaço e contribuição para a tradição que conquistou grande parte do paladar dos brasileiros.

Em Goiânia, o famoso Restaurante Árabe tem mais de meio século de vida e de muitas histórias. Uma das casas mais tradicionais e premiadas de Goiânia, o restaurante é programa obrigatório (e prazeroso) que passa de geração em geração. Herança presente na própria família Abrão, descendente dos povos árabes que migraram para o Brasil no século XIX, anfitriã do local.

Endereço: Avenida 83, 205, Setor Sul – Goiânia

Comida Mexicana 

Pratos

Foto: repodução redes sociais

Conhecida principalmente por pratos como o taco, burrito, quesadilla e guacamole, a gastronomia mexicana vai muito além dessas iguarias. O país foi o primeiro a ter a gastronomia reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, título conquistado por conta do respeito aos mais de mil anos de tradição. A cozinha tradicional mexicana é um modelo abrangente, que inclui agricultura, ritos, práticas e costumes herdados de comunidades ancestrais, mas sem esquecer a inovação. Entre os principais ingredientes de sua culinária estão o milho, o feijão e a pimenta, por exemplo.

Uma ótima opção Goiana para quem quer aproveitar deliciosas variedades de pratos típicos mexicanos é o La Eskina Bar e Restaurante, o estabelecimento que está funcionando tanto para refeição no local, quanto para retirada, tem em seu cardápio variedade de tacos, burritos, pratos combinados e bebidas, tudo em um ambiente casual e super aconchegante.

Endereço: Av. T-4, Qd. 123, Lt. 07 385 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74230-035

Comida Portuguesa 

Restaurante

Foto: repodução redes sociais

A gastronomia portuguesa é muito característica, com fortes influências atlânticas e mediterrânicas. Apesar de se tratar de um país pequeno, possui grande variedade regional, porém a base da gastronomia está ancorada em três itens: pão, vinho e azeite. Além disso, vemos um grande consumo de peixe, variadas sopas e frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos (alimentos que são produzidos ao encher tripas de animais, como a linguiça toscana). Ainda, com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa também integrou rapidamente o uso de especiarias como o açúcar, feijão e a batata.

Para quem quer aproveitar ótimas opções de comidas típicas de Portugal em Goiânia, o restaurante Porto Cave, oferece em seu cardápio iguarias como bacalhau, sardinhas e pastéis de nata, além de vinhos, e de um espaço aconchegante.

Endereço: R. 28, 210 – St. Marista, Goiânia – GO, 74150-090

Comida Peruana

Restaurante

Foto: repodução redes sociais

A culinária peruana pode não ser tão popular como a francesa ou a mexicana, mas também conta com pratos deliciosos e que vale a pena experimentar. Não é atoa que o país já  foi eleito mais de uma vez o melhor destino culinário do planeta, prêmio dado pelo World Travel Awards, que é considerado uma espécie de “Oscar do turismo”. Tanto reconhecimento se deve, dentre outras coisas, à amplitude territorial e à variedade de altitudes e climas do país andino. Todos esses fatores fazem com que o Peru possua uma ampla gama de pratos e ingredientes. A batata e o milho, por exemplo, podem ser encontrados em diversas cores e sabores, o mesmo acontece com a pimenta, o arroz e os pescados.

Para quem ficou com vontade de experimentar comidas típicas dessa região, o restaurante Dom Ralf, localizado na capital goiana, oferece em seu cardápio diversos pratos típicos do Peru, como ceviches e camarões, além de carnes grelhadas e pescados com molhos, tudo em um espaço rústico, tipicamente Peruano. 

Endereço: Alameda Couto Magalhães, 685 – St. Bela Vista, Goiânia – GO, 74823-410

Comida Tailandesa 

Parto

Foto: repodução redes sociais

A culinária da Tailândia é caracterizada pela combinação de especiarias que proporcionam mistura de sabores e aromas variados: doce; apimentado; ácido; e salgado. Mesmo sem nunca ter sido colonizado, o país recebeu influências de diversos povos e países, como China, Vietnã, Mianmar, Laos, Cambodia e até Portugal que auxiliaram a compor uma gastronomia rica em temperos, cores, sabores e texturas, variada e única, que vem conquistando o Brasil e mundo, e ganhando espaço em alguns cantinhos da cidade. 

Em Goiânia, o restaurante Tai Krabi chegou na cidade recentemente e já está ganhando espaço no coração dos goianos. Com o objetivo de trazer o que há de melhor da culinária da Tailândia, é possível encontrar variedade no cardápio, como o Pad thai (servido nas versões frango, carne e vegetariano) e o Khao pad, que é feito no abacaxi, acompanhando arroz tai frito, frango, ovos, legumes, amendoim, pimenta e um molho especial tailandês.

 

Endereço: Rua p 36 numero, R. P, 107 – 75 lote 25 quadra – St. dos Funcionários, Goiânia – GO, 74543-490