Torneio de xadrez será realizado pela primeira vez em Aparecida de Goiânia

Ao todo serão 70 atletas de três países, incluindo 11 jogadores do Brasil

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d8dcae0d4177e7a2745983257cb92ef3

Quem assistiu O Gambito da Rainha e ficou curioso para saber como funciona um autêntico torneio de xadrez pode se preparar para uma excelente oportunidade. Neste fim de semana, será realizado o primeiro torneio de xadrez em Aparecida de Goiânia, no Aparecida Shopping.

O evento tem como objetivo promover o xadrez goiano pela Federação de Xadrez do Estado de Goiás, e contará com diversos participantes, entre eles, o goiano Victor Labussiere, que atualmente é Mestre FIDE (MF), ocupa a 35ª colocação dos jogadores brasileiros e é o melhor Sub – 20 Nacional. Ao todo serão 70 atletas de três países, incluindo 11 jogadores do Brasil.

O Torneio será organizado pelo Centro Educacional Xeque Mate, dirigido pelo GM André Diamant e será aberto a todos os enxadristas registrados na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), com a anuidade em dia do ano de 2021. O campeão da competição levará como prêmio o valor de 2 mil reais.

Entre os principais jogadores estão:

1. Victor Labussiere

É representante do Estado de Goiás, que atualmente é MF (Mestre FIDE) e ocupa a 35ª colocação dos jogadores brasileiros e o melhor Sub – 20 nacional.

Nascido em 08 de abril de 2004, Victor vem obtendo resultados expressivos no cenário nacional tendo obtido a 12ª colocação no VII FLORIPA CHESS OPEN 2021 que é o maior torneio da atualidade no Brasil. Com 12 anos de idade ele e seu irmão gêmeo Yago se destacaram no Campeonato Brasileiro. 

Nessa época, os dois foram selecionados para participarem do Pan-Americano de Xadrez em Montevidéu, sendo considerado um resultado histórico para o xadrez goiano. O jovem “aprendiz de bruxo” vem como candidato ao título máximo do Aberto de Aparecida de Goiânia, devendo para isso ultrapassar alguns obstáculos.

Gêmeos goianos se classificam para o Pan-Americano de xadrez no Uruguai |  Go | GloboEsporte.com

Victor Labussiere jogando com seu irmão gêmeo, Yago Labussiere, em 2016 | Foto: Reprodução/GE

2. Alexandr Fier

Nascido em Joinville (SC) em 11 de março de 1988, Alexandr Fier dispensa apresentações entre os enxadristas dos brasileiros, pois é o atual Campeão Brasileiro que conquistou o VII FLORIPA CHESS OPEN 2021, sendo também o número um na lista inicial do I Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia.

Além de seu ELO de 2576 e de seus últimos resultados, é uma obrigação colocar o GM Alexandre Fier na lista de favoritos. Com dezesseis anos de idade, alcançou o título de Mestre Internacional e dois anos mais tarde o de Grande Mestre, tornando-se o segundo mais jovem brasileiro a atingir tal feito.

Fier era um dos sete Grandes Mestres Internacionais brasileiros no ano de 2007, e passou a ser o número um em 2009, quando atingiu a posição 95 no ranking mundial. Na lista da FIDE de junho de 2018, ele é o número 2 do Brasil. Dono de um estilo de jogo denominado “caótico” por ele próprio, é conhecido carinhosamente por sua legião de fãs como “No Fier”, que em inglês significa “sem medo”.

Atualmente o jogador vive em Tbilisi, na Geórgia, com sua esposa, a também enxadrista Nino Maisuradze, e o filho do casal, o pequeno Viktor Fier. A mudança de endereço permite que Fier seja o enxadrista brasileiro mais atuante nos torneios internacionais, especialmente os europeus.

Alexandr Fier em Madrid, 2008 | Fonte: Wikiwand

3. André Diamant

O atual vice-campeão brasileiro é outro destaque desse torneio, com presença garantida em praticamente qualquer lista de favoritos. Natural de Fortaleza (CE), Diamant nasceu em 09 de fevereiro de 1990 e aos seis anos de idade começou a ser treinado por Sidney Corrêa Filho.

Aos oito anos tomou aulas de xadrez no Clube Hebraica, vindo a apresentar um excepcional desempenho como jovem enxadrista. Em 2000, com o patrocínio do clube, fez um estágio de quatro meses em São Petersburgo, na academia de Alexander Khalifman, um dos melhores enxadristas do mundo, e depois seguiu para aprofundar seus conhecimentos e estudar na Espanha. Conquistou os títulos de campeão pan-americano em 2001 na categoria sub-12 e de campeão paulista e brasileiro na categoria sub-16.

Diamant também já integrou a equipe olímpica brasileira, tendo representado o país na 38ª Olimpíada de Xadrez, além de ter obtido a medalha de prata em Macabíada Mundial, ocorrido na cidade de Jerusalém. Em 2008, com apenas dezoito anos de idade, conquistou o título de campeão brasileiro na 75ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, superando o campeão anterior, o GM Giovanni Vescovi.

André mora atualmente em Goiânia (GO) e dirige o Centro Educacional Xeque Mate. Além disso, é considerado o melhor treinador de xadrez do Brasil, tendo sido o treinador da equipe olímpica feminina que disputou o grupo “D” da TOP Disision da Olimpiada OnLine da FIDE.

André Diamant | Foto: Reprodução/Xadrez Total

4. Neuris Delgado

Neuris Delgado Ramírez (nascido em 1981) é um jogador de xadrez cubano-paraguaio que recebeu o título de Grande Mestre pela FIDE em 2002. Delgado jogou por Cuba nas Olimpíadas de Xadrez de 2002, 2004 e 2006.

Desde 2014, ele representa o Paraguai nesta competição e atualmente é o número 1 do país vizinho. Apesar de não ter se saído muito bem no IV ABIERTO DE MONTEVIDEO COPA MARCEL DUCHAMP, Neuris se recuperou muito bem nos últimos torneios e ficou com a 3ª colocação no VII FLORIPA CHESS OPEN 2021. Com certeza, esse é um nome a ser observado no Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia.

La FEPARAJ solicitó a la FIDE el cambio de bandera del GM Neuris Delgado |  AjedrezNeuris Delgado | Foto: Reprodução/Chessdom

5. Darcy Lima

Darcy Lima nascido em 22 de maio de 1962 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), conquistou o título de Mestre Internacional em 1989 e Grande Mestre em 1997, tendo representado o Brasil em várias Olimpíadas. No ano de 2003 tornou-se campeão brasileiro absoluto pela 3ª vez, sendo apontado pelo site russo Chess Siberia como o melhor jogador de xadrez de setembro daquele ano.

Foi presidente da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, função administrativa que não afastou o GM dos tabuleiros, que ainda compete, embora em menor intensidade. Atualmente ele é o jogador nº 8 do país, segundo a FIDE, e obteve um resultado expressivo no VII FLORIPA CHESS OPEN 2021. Com certeza Darcy Lima é um nome a ser lembrado no xadrez brasileiro e um real candidato ao Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia. 

Reino de Caíssa: Parabéns a Darcy Lima!Darcy Lima | Foto: Reprodução/Reino de Cássia

Mais informações

Local: Aparecida Shopping – Av. Independência – Quadra Área – Lote 01 – S/N – Setor Serra Dourada – 3ª Etapa, Aparecida de Goiânia – GO

Datas e horários: sexta-feira (26) – R1 15h e R2 20h | sábado (27) –  R1 14h e R2 19h | domingo (28) –  R1 10h e R2 15h

Reprodução: Katiúscia Pessoni/WP Conectada