Terra Ronca: o que conhecer na região das grutas em Goiás

O PETER abriga uma infinidade de cavernas, no parque são mais de 260 cavernas e grutas catalogadas

Déborah Marques
Por Déborah Marques
80852e37c30b9860ec259b4c6270c9a3

Localizado no município de São Domingos, o Parque Estadual de Terra Ronca (PETER) foi criado em 1989 para preservar a fauna, a flora, os mananciais e, em particular, o complexo cavernícola da região, com grande potencial para o ecoturismo e para pesquisas científicas.

O PETER abriga uma infinidade de cavernas, no parque são mais de 260 cavernas e grutas catalogadas, uma verdadeira riqueza espeleológica. Entre os atrativos turísticos do PETER estão as grutas Angélica, Terra Ronca I e II, São Bernardo e São Mateus. Mas também é possível fazer boia-cross no Rio São Vicente, rapel e tomar banho nas cachoeiras das Palmeiras e São Bernardo, e na cidade de São Domingos é possível fazer trilhas e visitar nascentes e veredas – uma das trilhas recomendadas é a subida do Morro do Moleque.

Confira as fotos desses atrativos inesquecíveis:

 

1. Caverna Angélica – uma das maiores e mais belas do Parque Estadual Terra Ronca, muito rica em Espeleotemas. São 14,1 km de extensão.  

cfc79432bffadece4bc927c8e1adc03c.jpg

Foto: José Humberto de Paula

 

2. Caverna São Bernardo/Palmeira – É formada principalmente pelo Rio São Bernardo que se junta com o Rio Palmeira dentro da Caverna, daí veio o nome da caverna, e possui uma beleza singular. Os condutos subterrâneos interligados somam mais de 12km de extensão. 

f72995375d602b29fa4a3a69b8e562dd.jpg

Foto: José Humberto de Paula

 

3. Caverna São Mateus – É a maior caverna do Parque Estadual de Terra Ronca e a terceira mais longa do Brasil. São 24 km de extensão, recentemente mapeados por uma expedição de espeleológica Franco-Brasileira.

e34a3fbe43befcd244d0d6ede9c26eca.jpg

Foto: Acqua Viagens

 

4. Cachoeira do Rio São Bernardo – Com águas límpidas e com temperatura quase morna, o que é raro em cachoeiras, é um convite para um banho inesquecível. Há uma praia de areia no pé da cachoeira apropriada para um mergulho. 

  629c96e906c27d0ba90c321a6b62ec11.jpg

Foto: Dinomar Miranda

Além da visitação às grutas, a cidade de São Domingos possui outros programas ideais para espíritos aventureiros e viciados em adrenalina – ou não. É possível fazer boia-cross e rapel, trilhas, mountain bike e muito mais.

Boia

É possível fazer boia-cross e tomar banho no Rio São Vicente.

Foto: Marcelo Peregrino

 

Cachoeira

A Cachoeira de Palmeiras é ótima opção de banho, com fácil acesso.

Foto: Marcus Brandão via Marcelo Peregrino

 

Cachoeira

A Cachoeira do Rio São Bernardo também é uma boa opção para banhos relaxantes depois das visitas às grutas.

Foto: Marcelo Peregrino

 

Morro

Morro do Moleque, localizado na Serra Geral é ideal para trilhas.

Foto: Goiás Turismo

 

Na palma da mão

 

Acesse https://linktr.ee/guiacurtamais e fique por dentro do que há de melhor em conteúdo. O Curta Mais é a multiplataforma mais completa e confiável de cultura, gastronomia, entretenimento, política e negócios de Goiás.

 

Foto: Destaque/ André Peixoto.