Terezópolis de Goiás, na grande Goiânia, ganha primeiro condomínio fechado sustentável

Aldeia Santerê abrange uma impressionante área de 800 mil metros quadrados de vegetação exuberante. Leitores do Guia Curta Mais terão preferência na pré-venda; entenda

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
cdeb084ab59159eeac1a0ea238763de9

Santere7

Terezópolis de Goiás, localizada a cerca de 20 minutos do aeroporto de Goiânia e 16 km de Anápolis, está prestes a dar as boas-vindas a um condomínio fechado inovador que promete elevar os padrões de sustentabilidade e qualidade de vida na região. O Condomínio Aldeia Santerê Casa e Natureza, projetado pela renomada Tropical Urbanismo, está prestes a se tornar uma referência em harmonia com o meio ambiente. A inauguração está programada para o dia 23 de setembro.

O projeto, inédito na região, abrange uma impressionante área de 800 mil metros quadrados de vegetação exuberante, proporcionando uma média de 744 metros quadrados de área verde por morador. Esse número é quase oito vezes maior do que a média de área verde por habitante em Goiânia, uma cidade já reconhecida como a segunda mais verde do mundo, com 94 metros quadrados por habitante, de acordo com dados da prefeitura da capital goiana.

>> Leitores do Guia Curta Mais terão preferência e condições única na pré-venda, clique aqui e saiba mais!

Lucas Rodrigues, gestor da Tropical Urbanismo, destaca que o projeto reflete a cultura da empresa, com um histórico de desenvolvimento de projetos urbanos sustentáveis, incluindo o icônico Aldeia do Vale. Além disso, o Santerê atende ao desejo da família proprietária da área há mais de 100 anos, que buscava compartilhar o espaço preservando sua biodiversidade.

Santere3

Com uma população estimada de apenas 307 famílias, o condomínio segue diretrizes rigorosas de ocupação, até mesmo abaixo das permitidas pela legislação. Com uma área interna de 553 mil metros quadrados, o Aldeia Santerê está situado em uma região de maior altitude que a capital, Goiânia, proporcionando um clima mais ameno, semelhante ao das cidades serranas. Sua proximidade com áreas verdes também contribui para essa característica única.

Sustentabilidade hídrica no Aldeia Santerê
Para garantir a sustentabilidade hídrica, o projeto inclui soluções de ocupação que evitam o escoamento de água e sedimentos para a região do Ribeirão João Leite. Uma dessas soluções são os swales, valas de captação projetadas para absorver águas pluviais e direcioná-las para o lençol freático. Além disso, uma bacia de detenção e infiltração será implantada na parte inferior do condomínio, capaz de receber resíduos de água ou excesso em caso de chuvas atípicas.

Com um total de 110 mil metros de swales, cada lote será adjacente a um pomar de 15 metros de largura e com uma extensão total de 3900 metros, proporcionando aos moradores não apenas privacidade, mas também um cenário natural exuberante denominado Quintal Santerê. Esse “colchão verde” nas principais áreas do condomínio promete trazer maior umidade, temperaturas mais amenas, atração de vida selvagem e um ambiente único.

O Aldeia Santerê também inova ao oferecer o Santerê Club, uma extensa área de lazer de 19 mil metros quadrados que se destaca como a maior já lançada na região. Entre as 30 opções de lazer, incluem-se academia, diversas quadras esportivas, pet place, espaço zen, área ecumênica, pista de bicicross e skate, teatro ao ar livre e espaço multiuso, entre outros.

Santere4

Além de atender às famílias que desejam residir permanentemente no condomínio, o empreendimento também se adapta ao conceito de ‘resleisure’, que combina moradia e lazer em um único local. Esse conceito ganhou força durante a pandemia, à medida que as pessoas buscam bem-estar em sua rotina diária.

Herbário 
Outra característica notável é a horta com um herbário, ocupando uma área de 600 metros quadrados, incentivando o cultivo de ervas medicinais, temperos e produtos orgânicos, com foco em atividades educacionais. Além disso, a área externa próxima ao condomínio abriga uma reserva natural permanente de 580 mil metros quadrados, para a qual está em andamento a negociação com a prefeitura municipal de Teresópolis para a implementação de um parque aberto ao público.

O empreendimento contará com uma rede de esgoto interligada ao sistema público da Saneago e uma gestão de resíduos sólidos, incluindo a coleta seletiva de materiais recicláveis e a compostagem de resíduos orgânicos, que serão utilizados como adubo na horta e no pomar.

Com o lançamento previsto para 23 de setembro, o Condomínio Aldeia Santerê Casa e Natureza promete elevar o padrão de vida e sustentabilidade na região de Terezópolis de Goiás, proporcionando um ambiente único para seus futuros moradores.

Você quer receber todas as informações sobre o Aldeia Santerê com exclusividade? É simples e fácil: cadastre-se clicando aqui. Leva menos que um minuto para você conhecer esse lugar fascinante.

Leia também:

– Aldeia Santerê: conheça o refúgio de charme pertinho de Goiânia na nova (e exuberante) Rota das Águas