Tempo seco e baixa umidade do ar acendem alerta para cuidados com a saúde

Monitoramento do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) aponta temperaturas elevadas e umidade relativa do ar com índices abaixo de 20% em Goiás nos próximos dias

Déborah Marques
Por Déborah Marques
6132fee4e52d25b0e565586e8fdf3c48

O tempo seco e as altas temperaturas, características desta época do ano nas cidades goianas, podem causar ou agravar problemas de saúde como doenças de pele e infecções respiratórias. Dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), alertam para a ocorrência de períodos de umidade relativa do ar abaixo de 20% nos primeiros dias de setembro. Temperaturas altas e baixa umidade do ar exigem cuidados como reforço na hidratação e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Segunda-feira: a massa de ar seco mantém o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões do Estado, no período da tarde temperaturas elevadas. Nível de Alerta/Emergência para a umidade relativa do ar com índices em alguns municípios do Estado na casa dos 12%.

Capital: com tempo estável e predomínio sol, temperatura máxima podendo chegar aos 34ºC e umidade relativa do ar variando entre 14% a 55%, o nascer do sol será às 06h20 e o pôr do sol às 18h11.

Prognóstico semanal para Estado: semana continua com a massa de ar seco e quente que mantém o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões do Estado. Entre terça e quarta, o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, abre uma possibilidade para o aumento de nebulosidade, e com isso provocar áreas de instabilidade nas regiões sudoeste e sul. Mas, não são esperados grandes volumes de chuva, já que a massa de ar quente funciona como um bloqueio impedindo o avanço da frente fria. Nos demais dias da semana, sol e umidade relativa do ar com índices baixos.

Setembro

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, os prognósticos apontam que a probabilidade de ocorrência de chuvas, em Goiás, no mês de setembro é baixa. “Podem ocorrer pequenas áreas de instabilidade devido a influência da passagem de alguma frente fria pelo Brasil. E as temperaturas continuam elevadas no período da tarde”. Ao longo do mês, como destaca o gerente, a umidade relativa do ar pode cair ainda mais e chegar a índices de emergência, abaixo de 12%.

*Com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo)

Foto: Secom