Telhados Verdes já são lei em várias partes do mundo, inclusive no Brasil

As medidas sustentáveis geram conforto nas cidades e diminuem a temperatura local

Adelina Lima
Por Adelina Lima
f60ef297b770625b06c01eb5385137c7

Telhados Verdes são aprovados na França e Recife também aderiu à ideia

A França saiu na frente o quesito sustentabilidade e o Parlamento Francês, em Paris, aprovou em março de 2015, uma lei que obriga os prédios comerciais a terem tetos verdes ou placas solares. A medida é parte da estratégia energética de reduzir a dependência das usinas nucleares que supriam cerca de 75% da demanda de energia do país, segundo dados da World Nuclear Association.

As vantagens de painéis solares são simples: quando há sol, eles geram eletricidade, que pode ser usada tanto localmente, pelo próprio prédio, ou injetada de volta na rede elétrica. Já os telhados verdes, além de embelezarem a vista dos prédios vizinhos, formam um isolamento de ruído e de calor, reduzindo as necessidades de refrigeração durante o verão e de aquecimento no inverno. A cobertura vegetal também atua contra a poluição e retém água da chuva, ajudando, assim, a reduzir problemas de escoamento urbano durante chuvas fortes. 

Em cidades da Suíça os telhados verdes são obrigatórios em todos os edifícios novos, e na Cidade do México as pessoas que adotam esta iniciativa recebem 10% de desconto no imposto. Chicago, Tóquio e Toronto são cidades que já incentivam coberturas verdes, com leis específicas. Na Alemanha, líder no setor, essa indústria cresce cerca de 10% ao ano, e estima-se que 12% dos prédios do país já possuam algum tipo de vegetação no topo. A cidade pioneira é Porto Alegre, onde desde 2007 toda nova construção deve ter pelo menos 20% de sua área com vegetação. Recife sancionou a Lei Municipal 18.112/2015 que obriga novos prédios residenciais, com mais de 4 pavimentos e com área coberta acima de 400 m² a implantarem telhados verdes.

Ela prevê o plantio de gramas, hortaliças, arbustos, arbusto e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios. O objetivo do projeto é aumentar as áreas verdes e diminuir os efeitos do calor, já que um prédio com telhado verde pode chegar a uma temperatura até seis graus mais baixa do que no seu entorno.

610c4f59306b4679dac93edf59f7832b.jpg

7ffaa71562ca40ad8c4c6f471240d391.jpg

Além disso, o projeto de lei prevê a construção de reservatórios para captação de água da chuva, em novos imóveis residenciais e comerciais, com área de solo acima de 500 m² e que tenha 25% do terreno impermeabilizado, para uso em irrigação de plantas ou para lavar calçadas.

Estas são ações que se tornam cada dia mais necessárias no mundo, devido ao aumento constante da concentração de pessoas, veículos, empresas, comércios e indústrias, o que torna nossas cidades mais poluídas, diminuindo a qualidade de vida nos grandes centros.

534e395218f7ff16fd1c6b28b0273b74.jpg

f3a2719355cc0f3ed09bd0cfadadcf22.jpg

OS TELHADOS VERDES

Os telhados verdes são fabricados com plantas e ajudam a aumentar a umidade do ar, sendo um belo auxílio em cidades secas e sem verde. Também, retêm a água das chuvas e filtram partículas suspensas no ar, como fuligem. Servem como ótimas opções para se fazer uma horta orgânica e ainda passam um ar de sofisticação e bem-estar às cidades. Imagine só se o telhado de cada prédio comercial no Brasil fosse repleto de arbustos, gramas e até plantações.

08f3ad98255090cdede0e24a338e6685.jpg

AS PLACAS SOLARES

Já as placas solares funcionam como painéis que produzem energia através da absorção dos raios solares. Elas podem ser aplicadas em qualquer lugar e são muito baratas.

O painel fotovoltaico é o mais comum, mas ainda pouco utilizado no Brasil. Ele converte energia solar em energia elétrica, e já vem representando uma grande economia e custo benefício para as empresas parisienses. Existem outras formas de gerar energia solar, como, por exemplo, os aquecedores solares. Com painel ou a vácuo, este meio converte a energia do sol em energia térmica, aquecendo água para usos residenciais ou industriais.

Veja abaixo o vídeo e entenda melhor como funcionam os telhados verdes: