Telha de concreto que gera energia solar será fabricada em Goiânia

O produto ainda reduz os riscos de choque elétrico e incêndio

Nathalia Vajas
Por Nathalia Vajas
3d413aa2df8b12275fc19547f310fda8

Em Goiânia, a fábrica Eternit vai produzir telhas fotovoltaicas de concreto. O produto ainda está em fase de desenvolvimento, mas o plano é fabricar a telha em todas as unidades. Sendo inédita no mercado brasileiro, a Tégula transforma a luz solar em energia elétrica.

 

A telha, que é aprovada pelo Inmetro, é composta, em suas superfícies, de concreto e células fotovoltaicas. E o melhor: não precisa de manutenção, apenas da limpeza a cada seis meses. Além disso, o produto tem vida útil estimada em 20 anos. 

 

“É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”, afirma a empresa.

 

Segundo a Eternit, o preço da telha ainda precisa ser definido. “as telhas serão competitivas em preço com as atuais alternativas do mercado, com inúmeras vantagens”. 

 

Sobre a instalação, a empresa afirma que não interfere na arquitetura. Além disso, tem o peso e a estrutura das telhas convencionais. “(a telha) agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”.  

 

Nesse momento, a novidade foi comercializada para clientes selecionados no estado de São Paulo. “A escolha dos primeiros clientes foi feita pela equipe técnica e comercial da empresa com base na capacidade inicial de produção e na formação de um portfólio de projetos de referência para diversas condições climáticas, padrões construtivos e possibilidades de aplicação”, informou a empresa.

 

Segurança 

É importante lembrar que todos os produtos fotovoltaicos devem estar dentro das normas de segurança e precisam ser instalados por pessoas qualificadas. 

 

A utilização da Tégula ainda reduz os riscos de choque elétrico e incêndio. 

 

Veja também:

Caiado garante que Programa Gênesis não será implantado sem discussão com a sociedade

 

Com informações do site Empreender em Goiás.