Televo: startup brasiliense estreia em SP com preço menor do que o do Uber

Adelina Lima
Por Adelina Lima
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Depois do Cabify e do Will Go, chegou a vez do Televo chegar ao mercado de transporte particular de passageiros. A startup, com berço em Brasília, se chama Televo e oferece um serviço que permite chamar carros ou motos para realizar transporte de passageiros ou de documentos. Os usuários do aplicativo poderão realizar pagamentos por cartões de crédito ou por dinheiro. No primeiro cenário, a Televo cobra 15% do valor pago ao motorista pela viagem. No segundo, não há tarifa para o condutor. A empresa acredita que consegue manter sua operação funcionando apenas com os ganhos obtidos com o uso do cartão.

O sistema de pagamentos da Televo é o mesmo usado pelo Uber. Ou seja, ao adotar o cartão, o cliente pode simplesmente sair do carro após chegar ao seu destino e o valor será cobrado automaticamente. Serão duas categorias de corridas. Uma delas é a Levopop, que tem valores parecidos com os dos UberX. A outra, chamada LevoSedan, é mais parecida com o UberBlack.

Na modalidade mais barata, em São Paulo, a tarifa- base é de R$ 1,90, o minuto sai por R$ 0,23 e o quilômetro, por R$ 1,35. O preço mínimo da corrida é de 7 reais. No LevoSedan, os valores são de 3,60 reais, R$ 0,25 e 2,25 reais, respectivamente. O valor mínimo de uma corrida é de 8 reais.

Na Televo, há também um sistema de avaliação bilateral, em que motorista e passageiro se avaliam mutuamente – assim como no Airbnb ou no Uber. A ideia é aumentar a sensação de segurança para ambos.

Os motociclistas cadastrados no aplicativo poderão realizar entregas de documentos ou encomendas, assim como realizar transporte de passageiros, respeitando as regras de cada cidade quanto à atuação de mototaxistas.

Para os condutores, um dos diferenciais do Televo em relação o Uber é que a empresa brasileira promete responder solicitações dos motoristas parceiros de maneira mais veloz, oferecendo respostas em até 12 horas.

Em entrevista à Revista Exame, André Guidi, cofundador da Televo, informou que os valores das tarifas anunciados no site não são promocionais, mas também não são fixos. “As tarifas são reajustadas em debates com os nossos parceiros”, afirmou Guidi. A empresa foi criada por ele junto a mais dois cofundadores: Diogo Monteiro e Theoziran Lima. Os três têm formação acadêmica em áreas distintas de tecnologia da informação.

O novo aplicativo brasileiro vai concorrer com empresas como Uber, Cabify e Will Go, que já atuam na cidade de São Paulo com modelos de negócios semelhantes. Uma versão do Televo para iOS deve chegar à App Store até o final deste mês.

 

Fonte: Revista Exame