Telemedicina é utilizada para monitorar grávidas e puérperas com Covid-19 em Goiânia

Acompanhamento é feito diariamente, durante os 14 dias de isolamento

Giovana Andrade De Almeida
Por Giovana Andrade De Almeida
edf52de402a567c55f7707eddc0acd34

A Prefeitura de Goiânia vem realizando o monitoramento de grávidas e puérperas (com até 45 dias após o parto) com casos positivos para o novo coronavírus por meio do Telemedicina. O acompanhamento é feito durante os 14 dias de isolamento social. Após esse período, se a paciente não apresentar mais sintomas, recebe alta. 

 

A equipe de telemedicina, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e  técnicos de enfermagem, acessa as listas de notificações no sistema e-SUS -VE, utilizado pelas as unidades hospitalares para a notificar casos positivos da Covid-19.  

 

A superintendente em Gestão de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS), Cynara Mathias, explica que atualmente 27 grávidas estão sendo monitoradas. Segundo ela, além deste atendimento diário, também é emprestado um oxímetro para as gestantes fazerem a aferição e as equipes são informadas se houver alguma alteração. 

 

“Quando é identificada a necessidade de atendimento presencial, as pacientes são encaminhadas para os serviços de saúde de urgência e emergência do município”, ressalta. 

 

Atualmente a SMS conta com a Maternidade Municipal Célia Câmara e Hospital das Clínicas, que oferecem atendimento para grávidas com Covid-19.

 

Leia também:

Governo Federal afirma que todos os brasileiros serão vacinados até o fim de 2021

Goiânia amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos neste sábado

Ronaldo Caiado garante que até setembro começa a vacinar a população goiana de 18 anos

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 12 anos