Taxistas apostam em inovação e conforto ao cliente para enfrentar o Uber

De terno e gravata, eles investem na elegância e na gentileza para atrair clientes em Fortaleza

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Taxistas de Fortaleza decidiram fechar o cerco e partir pra “briga” contra o Uber antes mesmo do aplicativo que oferece transporte particular de passageiros chegar por lá. Mas a guerra é no campo da criatividade e inovação. Nada de violência ou ações judiciais. A ofensiva do grupo de taxistas Gold Taxi 9001 é melhorar e aprimorar o serviço.

De terno e gravata, eles apostam na elegância e na gentileza e, quando solicitados, conversam com os clientes. Oferecerem mimos, como Wi-Fi, água gelada, iogurte, chocolates e o jornal do dia, tudo incluido na corrida. Usam frota nova ao estilo serviço executivo. Tudo isso deixaria a corrida mais cara, mas não deixa. As bandeiradas e tarifa são exatamente as mesmas comuns aos taxistas. O serviço começou com a adesão de 30 taxistas há dois meses e já estão sendo analisados mais de 70 pedidos de taxistas para ingressar no grupo.

“Somos todos devidamente cadastrados na Prefeitura. Estamos no processo de formar uma nova cooperativa”, revela. Ele explica que o número “9001” que está no nome do grupo faz referência ao ISO 9001, um selo de padrão de qualidade para produtos e serviços.

A saída da zona de conforto desse grupo tem a ver com o Uber, que ainda não atua em Fortaleza, mas já está em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília. O app já busca profissionais para trabalhar em Curitiba (PR).

Diferencial competitivo: a estratégia de marketing já surte efeito junto ao consumidor. Aprovação total nos primeiros meses da novidade.  

O Uber foi criado em 2009 e atua em 60 países. Por meio do aplicativo, o cliente sabe o tempo estimado de viagem, quanto vai pagar e escolhe até a trilha sonora que quer ouvir no trajeto. Para ser motorista deste serviço particular de transporte de passageiros, o motorista se cadastra pela internet, mas tem que seguir os padrões de qualidade do app.

taxista

Guerra ao Uber: cortesia, pontualidade e mimos.