Startup cria adesivo hi-tech capaz de avisar quando corpo precisa de nutrientes

Quando colado na pele, o micro adesivo identifica carências nutricionais do corpo e maneiras eficientes para uma boa dieta

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
b361d1df09d3d0f691dcd15d3561c1bc

O santéPatch é uma solução não invasiva e indolor que ajuda a monitorar níveis de vitaminas e sais minerais no organismo. Trata-se de um micro adesivo desenvolvido por uma startup inglesa e que, quando colado na pele, consegue identificar carências nutricionais e indicar formas eficientes para manter uma dieta equilibrada. 

 

Em matéria publicada pelo portal Canaltech, explica que a leitura dos nutrientes é feita a cada 15 minutos por meio de um processo bioquímico conhecido como iontoforese reversa que consegue analisar os fluidos da pele em tempo real. Um pulso elétrico imperceptível aplicado dos dois lados do adesivo cria uma reação de fluxo eletro-osmótico entre o suor e um sensor, permitindo uma análise mais detalhada.

 

app

 

Além disso, a  tecnologia também pode se conectar diretamente através de um aplicativo de celular, fornecendo aos usuários leituras precisas em tempo real, que definirão as deficiências do corpo e se adapta a qualquer tipo de pele, podendo ser usado por todas as faixas etárias.

 

A estimativa é que o patch chegue ao mercado do Reino Unido com preços equivalentes a R$ 180, sem assinatura e com um adesivo por mês. Os planos mais caros custam em torno de 300 libras, cerca de R$ 2 mil, com direito a 12 adesivos por ano e uma assinatura gratuita para o uso do aplicativo durante o mesmo período. As primeiras unidades devem ser entregues entre fevereiro e abril de 2022. Vamos torcer para que chegue no Brasil também.

Imagem: Reprodução

 

Veja também: Comunidade Quilombola de Goiás é conhecida por produzir remédios naturais e preservar plantas do Cerrado

 

Pesquisadores da USP comprovam que CoronaVac é eficaz em pacientes imunossuprimidos