Sorveteria deixa clientes pagarem a conta sozinhos e toma calote de 16%

Mas 84% pegaram e pagaram espontaneamente

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
57a6aeb60f7ddbc649b53d468d99d44e

“A Alpi acredita em um país sem corrupção. Pegue seu sorvete e deposite seu pagamento na caixa ao lado”. A mensagem foi colocada em uma placa na Alpi Gelateria, de Santos (SP) e a ideia era medir o nível de honestidade das pessoas. Resultado: 16% de prejuízo no experimento. Este foi o percentual de clientes que “esqueceram” de pagar pelo sorvete que pegaram, segundo o estabelecimento. “Até achei que ia ser maior a quantidade de não pagantes, mas fiquei satisfeita com o resultado. Acredito que esse número deve diminuir. Na verdade, foi mais por parte da molecada que sai do colégio e pega o sorvete”, disse a gerente.

A dinâmica era simples, bastava pegar e pagar, só que sem a supervisão de um funcionário, que foram instruídos a não abordarem aqueles que não pagassem.

Mas ainda há esperança, afinal 84% pegaram e pagaram espontaneamente.Vale lembrar que em boa parte da europa, muitos serviços públicos como trem e ônibus coletivos, por exemplo, não tem catraca ou cobrador. É o próprio usuário que valida o cartão ou bilhete.

alpi