Sítio arqueológico de 3 mil anos é encontrado em Montes Claros de Goiás

Com datação acima de 3.500 anos, o sítio chama atenção pela complexidade dos elementos identificados.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
f0753ccd94b260bf1b30b42e3869d2a2

O município de Montes Claros fica a 270km de Goiânia, foi presenteado com o encontro de um novo sítio arqueológico.  Tal descoberta empolgou arqueólogos pela antiguidade e complexidade dos vestígios identificados.

 Escavações realizadas na zona rural de Montes Claros de Goiás, revelaram a presença de dois grupos humanos num abrigo rochoso, sendo que a primeira ocupação data de 3.520 anos, como confirmam análises por Carbono 14 realizadas por um laboratório norte-americano. O sítio já foi cadastrado pela superintendência de Goiás do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Desde 2019 que arqueólogos examinam o local, batizado de Toca da Anta. Eles informaram que encontraram os abrigos a aproximadamente 2,5 metros de profundidade. O coordenados dos trabalhos Mozart Júnior, da Sapiens Arqueologia, afirmou que tais abrigos não podem ser considerados uma caverna.

Nesse sítio já foram coletados cerca de 3200 artefatos de pedra e cerâmica, como ferramentas de corte e raspadores, além de restos de ossos de animais de pequeno porte e porções de carvão.

 

*com informações de O Popular