Site chamado “Atlas das Emoções” ajuda as pessoas a navegarem dentro do caos de seus sentimentos

Um dos psicólogos que participou da elaboração foi Paul Ekman, que ajudou os criadores do filme "Divertida Mente"

Adelina Lima
Por Adelina Lima
81954572b7ae56f3cd4b005f22d89494

O chamado “Atlas das Emoções” busca ajudar as pessoas a navegarem o caos de seus sentimentos no caminho para encontrar a paz e a felicidade. O projeto custou cerca de US$ 750 mil e foi pago por Dalai Lama, que acredita e defende a ideia de que o ser humano deve abandonar suas brigas materialistas na busca pela paz interior. Foi requisitada, por ele, a ajuda de cientistas para transformar seu público secular em “humanos mais auto cientes, com compaixão”.

Dalai Lama pediu ajuda a 149 neurocientistas, psicólogos e pesquisadores da ciência por trás das emoções, que chegaram à conclusão de que há cinco amplas categorias de emoções: raiva, medo, desgosto, tristeza e satisfação. 

Um dos psicólogos que ajudou Dalai foi o seu amigo Paul Ekman, o profissional que aconselhou os criadores do filme Divertida Mente, da Pixar. “Tem que ser simples e divertido de usar. Se não for, falhou”, disse Paul sobre a nova ferramenta. O psicólogo e sua filha, a doutora Eve Ekman, trabalharam no projeto com o objetivo de criar um guia interativo para as emoções humanas, algo que estaria próximo de qualquer pessoa com uma conexão de internet para estudar em busca do autoconhecimento.

 

O resultado, que ainda possui apenas a versão inglês, esta aqui.