Setembro amarelo: 10 filmes na Netflix com temática de saúde mental

Separamos dez filmes e documentários capazes de fazer você enxergar novas perspectivas da vida.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
360befd7497e66cef87c5a08636072b7

O Setembro Amarelo é marcado pela lembrança da sociedade sobre a importância da vida e o combate de pensamentos suicidas, a data surgiu em 1994, quando um jovem de 17 anos cometeu suicídio nos Estados Unidos, em seu fusca amarelo, que ele mesmo havia restaurado. E, em seu velorio, seus pais distribuíram fitas amarelas com a frase “se precisar, peça ajuda”, bordão que ficou famoso para prevenção.

 

Desde então, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância de debater o assunto.

 

No Brasil, o mês todo acompanha esse debate desde a primeira campanha em 2015. É importante destacar que essa é a única forma de morte que não reduziu em número nos últimos 50 anos.

 

Setembro Amarelo, além de abrir mais espaço para discutir a saúde mental e todas as questões psicológicas dos seres humanos, pode nos gerar mais laços afetivos com a vida. E uma maneira de se aproximar mais da temática é através dos filmes.

 

Separamos dez filmes e documentários capazes de fazer você enxergar novas perspectivas da vida.

 

O mínimo para viver

Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

As vantagens de ser invisível

Um jovem tímido (Logan Lerman) se esconde em seu próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.

Por lugares incríveis

Dois adolescentes, (Elle Fanning) e  (Justice Smith), que estão passando por momentos difíceis criam um forte laço quando embarcam em uma jornada transformadora para visitar as maravilhas do estado de Indiana, nos Estados Unidos.

Headspace – Meditação Guiada

Esta série de animação lança um olhar divertido sobre os benefícios da meditação, com técnicas e práticas guiadas para você começar. Assista o quanto quiser. Andy Puddicombe, cofundador da Headspace, monge budista e escritor de sucesso, compartilha histórias pessoais e dicas. Existem diversos na Netflix, como uma ideal para dormir e meditação interativa, que você escolhe o rumo do vídeo.

Beleza Colateral 

 

Howard entra em depressão após uma tragédia pessoal e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor, algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível se torna realidade quando estas três partes do universo decidem responder. Morte, Tempo e Amor tentam agora ensinar o valor da vida para Howard.

Em busca do bem-estar

Um documentarista estressado parte numa jornada de descobertas com dois monges, um deles conhecido como o “homem mais feliz do mundo”.

A mulher na janela

Anna Fox (Amy Adams) mora sozinha em uma casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo vinho, assistindo filmes antigos e conversando com estranhos na internet. Quando uma nova família se muda para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela vida perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando com sua câmera, ela vê algo que muda tudo. O filme aborda questões como agorafobia.

Pieces of a woman

 

Um parto complicado em casa deixa uma mulher (Vanessa Kirby) às voltas com profundas consequências emocionais, isolada de seu parceiro e de sua família por um abismo de tristeza.

Canvas

Com apenas nove minutos, o filme apresenta a história de um pintor que se desconectou de sua arte após sofrer uma grande perda.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

 

Joel (Jim Carrey) se surpreende ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine (Kate Winslet), o apagou completamente de sua memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar.

 

 

O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. (número 188).