Serra Dourada: cartão postal monumental e modernista de Goiânia faz 48 anos

Estádio é um ícone da arquitetura e também uma referência esportiva e cultural do estado de Goiás

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
c84b12226cebd407a5d0d60add7b0a07

O Serra Dourada é o principal estádio do estado de Goiás. Foi inaugurado em 9 de março de 1975. Na época, o projeto foi assinado  pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um ícone da arquitetura modernista brasileira, que também desenvolveu outras obras importantes em Goiânia, como a rodoviária.

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha – acervo pessoal 

Paulo, que faleceu em 23 de maio de 2021, foi premiado com o Prêmio Pritzker, que é o mais importante da arquitetura internacional.  Pelo seu destaque como arquiteto também recebeu o prêmio Arquiteto do Ano, concedido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, o prêmio Leão de Ouro, da Bienal de Veneza, Itália, e  Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo, cuja premiação acontece em Tóquio e pelo qual recebeu  quinze milhões de ienes, cerca de 480 mil reais,  e uma medalha, entregue pelo príncipe Hitachi.

Com grandeza desde a escolha do arquiteto, o Estádio Serra Dourada se tornou um dos principais cartões postais de Goiânia. O desenho do estádio, desenvolvido pelo arquiteto,  oferece ao espectador uma visão ampla do gramado, mas permite também uma visão geral das arquibancadas. Grandes anéis internos de circulação favoreceram o fluxo de pessoas. 

Estádio Serra Dourada. Vista da arquibancada. Crédito Secom

O concreto armado, uma grande marca modernista,  dá forma ao edifício, composto por pilares ritmados, vigas contínuas, planos de marquises e arquibancadas. O acabamento em concreto aparente é uma característica da sua arquitetura  de Paulo Mendes e deu ao estádio  Imponente, um caráter monumental. 

Merece ainda destaque especial as grandes marquises de cobertura das arquibancadas com vão livre de 48 metros que acompanham o desenho da composição, evidenciando as arquibancadas. No projeto, Paulo Mendes da Rocha  utilizou a sua essência modernista e  trabalhou a estrutura para valorizar a forma. A escala e o material utilizado nos pilares permitiram aberturas nas fachadas que evidenciam partes do interior do estádio. Por estar levemente enterrada no terreno, a construção teve suas grandes dimensões externas amenizadas. O resultado é um misto de simetria, simplicidade, funcionalidade e racionalidade.

A cobertura é o grande destaque e a marca deste projeto de Paulo Mendes. De acordo com especialistas, ela dá leveza e balanço a obra. No interior do estádio, o arquiteto instalou jardins gigantes para  integrar a área verde externa. A estrutura modernista foi detalhada pelo concreto armado, pilares ritmados, vigas contínuas, marquises e arquibancadas.

 

Foto da Seleção Goiana de Futebol escalada para abertura de inauguração do Serra Dourada. Crédito: Secom

 O Estádio foi inaugurado, em 9 de março de 1975 com um partida entre a Seleção Goiana de Futebol e a Seleção Portuguesa. Na ocasião, os goianos venceram por 2×1.  O nome Serra Dourada foi escolhido em recordação a um  Vale da Goiânia antiga, onde os jogadores de várzea se divertiam.

Ao longo de sua trajetória de 48 anos, o Serra Dourada recebeu craques do futebol goiano, nacional e internacional. Pelé já não atuava como jogador profissional quando o Estádio Serra Dourada foi inaugurado. Mesmo assim, anos depois,  abrilhantou um amistoso beneficente entre a Seleção Brasileira e um combinado da seleção da Região Sul do País, em 1983, marcou um gol de falta. 

Maradona jogou no Estádio em 1989, durante  a Copa América. Foto Secom

 

Maradona, por sua vez, esteve em Goiânia com a seleção argentina na Copa América de 1989. O maior ídolo da seleção albiceleste esteve em campo em quatro jogos no estádio, contra Chile, Equador, Bolívia e Uruguai, mas não marcou gols.

O jogo com maior público, que o Serra Dourada já abrigou,  foi a partida entre Seleção de Goiás e a Seleção Brasileira, em 19 de março de 1978. O placar foi de  3 X 1 para a Seleção Brasileira com público recorde de 77.790 pagantes.

Paul McCartney se apresentou no estádio em 2013. Crédito Secom. 

O gramado abrigou craques de várias gerações,  também foi palco para alguns dos artistas mais importantes da história da música. Em 2013, Paul McCartney tocou clássicos dos Beatles e da carreira solo. 

Os lendários Guns N’ Roses  lotaram o Serra Dourada em 2022. Credito: Secom

Em 2022 foi a vez dos norte-americanos da banda Guns N’ Roses agitarem o público goiano, consolidando o Serra Dourada como uma referência não só de espaço esportivo, mas também de entretenimento e lazer. 

A Visita do Papa João Paulo II, em 1991, certamente foi um momento histórico para o Estádio Serra Dourada.  Mais de 100 mil pessoas compareceram ao estacionamento da área externa para ouvir as palavras do pontífice, em sua terceira visita ao Brasil. Um dos Papas mais importantes da história da Igreja Católica, João Paulo II faleceu em 2005, foi beatificado em 2011 e recebeu a canonização em 2014, se tornando pela eternidade São João Paulo II. 

A visita pode ser conferida aqui  Papa visita Goiânia