Senai completa 70 anos em Goiás com celebrações em Anápolis

Integrante do Sistema Indústria em Goiás, instituição completa, no dia 9 de março, 70 anos de sua criação no Estado e destaca-se como referência na formação profissional tecnológica, com foco na inovação e competitividade do setor industrial

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
dc90e0b2e82b93e88077203da8cdf1ae

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), criada no Brasil no início da década de 40, completa 70 anos de sua chegada a Goiás. As comemorações do aniversário serão abertas no dia 9 de março, a partir das 7h30, na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, antiga Escola Senai GO 1, unidade pioneira da rede de educação profissional e tecnológica, hoje presente nos principais polos de desenvolvimento do Estado. A programação do evento abrange o lançamento da campanha institucional sobre os 70 anos de atuação do Senai em Goiás, depoimentos de ex-alunos e empresários, além de apresentações de cases de sucesso.

9ba685f0208b545b0a12d9080fdee40d.jpeg

No transcorrer dessas sete décadas, o Senai tem acompanhado o avanço do segmento industrial, com investimentos permanentes na melhoria e atualização de seus recursos humanos e ambientes de ensino. A instituição aprimorou seu modelo de gestão e ampliou a oferta de educação profissional, de olho no crescimento da Indústria 4.0 e nas reais necessidades do mercado de trabalho. Como reflexo dos fortes investimentos feitos em diversas áreas, sobretudo na modernização de unidades operacionais, inovação e tecnologia, o Senai Goiás ficou em primeiro lugar na última edição do sistema de avaliação Regras de Desempenho 2020, realizado anualmente pelo Departamento Nacional para avaliar os Regionais por eficiência e qualidade na educação profissional, tecnologia e gestão.

2dc4fc6ab958978b4f60588a8cbb0331.jpeg

Números

Em sua série histórica (1952 a 2021), o Senai Goiás acumula 2,9 milhões de matrículas em diversos cursos, que vão desde a iniciação profissional até a formação superior (graduação tecnológica e pós-graduação), presenciais e a distância. Ano passado, a instituição realizou 147.379 matrículas para formação de mão de obra para o setor industrial no Estado, com 2.255 empresas atendidas. As ações de educação profissional chegaram a 148 municípios goianos e a 37 fora do Estado.

Fieg

A rede goiana do Senai, formada por 18 unidades fixas – dez das quais integradas com o Sesi –, 5 núcleos e 11 unidades móveis, assegura cobertura a todo o Estado, preparando mais de 120 mil profissionais por ano para o setor industrial, com 450 tipos de cursos e programas. Além de formação de mão de obra, sua atuação abrange as áreas de inovação, pesquisa e a oferta de soluções tecnológicas para empresas que buscam maior produtividade.

 

Modernização

Em três anos de sua gestão como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel potencializou as ações desenvolvidas pela instituição, com investimentos contínuos em educação para o futuro, modernização das unidades de ensino, compra de equipamentos de última geração, metodologia avançada e atualização tecnológica, além de capacitação do quadro de docentes. A estratégia viabilizou a inauguração de várias obras, destinadas a aumentar a capacidade de atendimento em diversos segmentos industriais. As principais foram a implantação do Laboratório de Poliformismo Molecular na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, para atender a demandas das empresas do polo farmoquímico goiano; o Centro de Treinamento Avançado Senai-Enel e a reestruturação do Bloco do Vestuário, ambos instalados na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia; e o Laboratório de Inteligência Artificial que vai dar apoio à implementação da Indústria 4.0 no Estado. O novo ambiente está instalado na Faculdade Senai Fatesg, na capital.

Em Catalão, a Escola Senai passou em 2020 por ampla reforma, que marcou o aniversário de 32 anos da unidade-polo, implantada em parceria com a prefeitura municipal e as mineradoras Goiasfértil (atual Mosaic), Mineração Catalão e Copebrás (hoje CMOC).

Em outra frente de atuação, o Senai incrementou a oferta de soluções inovadoras para as indústrias com a implantação, em Goiás, de dois centros tecnológicos – um polo avançado do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec), unidade referência nas áreas de pesquisa aplicada e inovação, com sede em Salvador (BA); e outro do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), especializado em serviços e produtos para o segmento de moda, no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Pauta: Senai completa 70 anos em Goiás

Data: 9 de março

Horário: 07h30

Local: Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange (Rua Engº Roberto Mange, nº 239, Bairro Jundiaí – Anápolis)

Leia também: 

Empresários criam conselho em prol da educação do futuro da indústria de Goiás 

 

Fotos divulgadas pela assessoria de imprensa da FIEG/Senai