Senado aprova inclusão de Iris Rezende no nome do aeroporto de Goiânia

Projeto tem como principal objetivo homenagear o ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital, que morreu em 9 de novembro

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
70a63261cb636cf1544e2b2066c5ac09

O aeroporto de Goiânia passará a se chamar Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende Machado. A mudança foi aprovada pelo Senado e tem como principal objetivo homenagear o ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital, que morreu em 9 de novembro.

Para o autor do projeto, senador Luiz do Carmo (MDB-GO), Iris foi um dos maiores políticos da história de Goiás. “Vai ser difícil um político que vai cobrir o que ele fez por Goiás. Era um político diferenciado, que conseguiu ser carismático e bom administrador”, afirma. 

Trajetória
Um dos políticos mais tradicionais de Goiás, Iris nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região Sudeste do Estado. Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), começou a carreira política em 1959, quando foi eleito o vereador com maior número de votos e mais jovem da história de Goiânia, aos 25 anos. 

Iris governou Goiás por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Foi senador da República e ministro (da Agricultura, no governo José Sarney) e da Justiça (no governo de Fernando Henrique Cardoso). O político foi, ainda, prefeito de Goiânia em quatro ocasiões.