Semana da Moda Goiana transforma Goiânia na capital da Moda, atrai gigantes e espera movimentar R$ 30 milhões na cidade

Eventos de três dias no Centro Cultural Oscar Niemeyer prometem revolucionar a indústria da moda no Brasil.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
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Os dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro prometem aquecer o mercado da moda em Goiânia, com cerca de 250 encontros previstos entre empresas nacionais, internacionais e pequenos empresários goianos, no renomado Centro Cultural Oscar Niemeyer. A ocasião é a 2ª edição da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que, após o sucesso de sua estreia, tem expectativas ainda mais altas para este ano.

Entre as 14h e 19h, o terceiro andar da Biblioteca será palco de reuniões entre 27 empresas âncoras – 11 delas vindas de países como África, Chile, Holanda e Reino Unido – e 47 empreendedores locais. O foco? Comercialização de moda masculina, feminina, infantil, praia, calçados e acessórios.

A diversidade geográfica é um destaque à parte: as empresas nacionais envolvidas provêm de diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, entre outros. Esta amplitude demonstra o quão atraente o mercado goiano de moda se tornou para o cenário nacional e internacional.

Larissa Rodrigues, analista do Sebrae e coordenadora da Rodada de Negócios, ressalta a relevância do evento: “Participar de rodadas de negócios expande nossa rede de contatos, nos conecta com potenciais parceiros e fornecedores e promove um intercâmbio valioso de informações e experiências setoriais”, aponta.

A organização deste megaevento fica por conta da Contatus Consultoria e Assessoria Empresarial, sob a tutela do Sebrae Goiás. A seleção das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) participantes foi rigorosa, buscando-se critérios como capacidade de produção e qualidade.

Para facilitar as negociações, as reuniões poderão ocorrer tanto presencialmente quanto de forma híbrida. Os diálogos entre empresas internacionais e goianas serão de 30 minutos, contando com suporte de intérpretes, se necessário. E, nesta edição, os ambientes foram especialmente planejados para que as MPEs exponham suas peças durante as negociações.

Relembrando o sucesso de sua primeira edição em 2022, a Amarê Fashion contabilizou aproximadamente R$ 29,3 milhões em negociações, com 454 oportunidades de negócios e a participação de 85 empresas, incluindo comitivas da Austrália, Itália e Estados Unidos.

Impulsionado por referências regionais e cosmopolitas, o evento tem como missão fortalecer e consolidar o estado de Goiás como um polo criador de moda relevante no Brasil. E, pelo visto, a moda goiana está no caminho certo.