Sede da primeira cadeia de Goiás, Museu do Divino, em Pirenópolis, é reaberto ao público

Espaço, que também já sediou a Câmara Municipal da cidade, passou por reformulação do acervo histórico

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
578b9f00a36e4560173e4ae6e0f0fdae

O Museu do Divino, em Pirenópolis, está aberto para visitação desde o começo de junho. O espaço, que  fica na Casa de Câmara e Cadeia, uma das principais edificações do centro histórico da cidade pode ser apreciado  de segunda a sábado, das 9 horas às 17 horas, e aos domingos, das 9 horas às 14 horas.

 

O local foi a primeira cadeia a ser construída no estado de Goiás. A histórica foi demolida em 1919 e acabaram construindo uma réplica no Largo da Ponte Velha.  Anos depois, se tornou sede da câmara municipal da cidade que após a reforma saiu do local  e espaço foi  transformado em Museu do Divino, que faz alusão às comemorações pelo aniversário de fundação da cidade

 

A reabertura do museu ocorreu após o trabalho de reformulação do acervo, que teve como objetivo principal  aumentar a acessibilidade ao público e  incluir novas peças para contemplação. Nesta nova organização, o Museu do Divino conta com salas organizadas por temática: a sala do Império, a dos Mascarados e a Geral, que traz detalhes das diversas manifestações culturais dos pirenopolinos, tais como as Pastorinhas e as Congadas.