Secretaria de Segurança Pública rebate críticas de donos de bares sobre fiscalização em Goiânia

Em nota, a secretaria afirmou que "a ação teve o amplo apoio dos presentes nestas localidades que, inclusive, se manifestaram claramente por meio de aplausos"

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
39b4b612234868e436a7799c6dc43862
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária rebateu as críticas feitas pela Associação dos Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO), em nota de repúdio veiculada pelo Curta Mais neste sábado.
A polêmica começou após a veiculação de imagens gravadas durante ação de fiscalização na noite desta sexta-feira (17/06) em dois bares do Setor Marista, bairro nobre de Goiânia. Na nota da Abrasel, a entidade diz que a operação foi “arbitrária”, “desarrazoada” e “desproporcional”, gerando “constrangimento” entre donos e frequentadores dos bares. “Procedimentos humilhantes praticados em nossos estabelecimentos”.
Também por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), lamentou a posição da entidade e defendeu a ação dizendo que “todo o processo se verificou dentro dos mais rígidos padrões de respeitabilidade a frequentadores e empresários, não tendo sido registrado nenhum incidente ou conduta que fugisse à normalidade. Igualmente não existiu nenhuma ocorrência de maior gravidade. A ação teve o amplo apoio dos presentes nestas localidades que, inclusive, se manifestaram claramente por meio de aplausos”.
 
Confira na íntegra a nota:
 
A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) vem, de público, lamentar nota divulgada neste sábado (18/06) pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Goiás) a propósito de operação preventiva realizada na noite de sexta-feira (17/06) em casas noturnas de Goiânia. Ao contrário do que a entidade afirma, todo o processo se verificou dentro dos mais rígidos padrões de respeitabilidade a frequentadores e empresários, não tendo sido registrado nenhum incidente ou conduta que fugisse à normalidade. Igualmente não existiu nenhuma ocorrência de maior gravidade. A ação teve o amplo apoio dos presentes nestas localidades que, inclusive, se manifestaram claramente por meio de aplausos. A SSPAP esclarece que o trabalho das forças policiais em conjunto com instituições de outros poderes, ao contrário do que disse a nota da Abrasel, não se verifica apenas no Setor Marista: é absolutamente abrangente, desde as regiões centrais até as mais afastadas. Os protocolos são os mesmos, sem nenhum tipo de privilégio ou distinção, e objetivam, tão somente, garantir segurança, preservar a vida e a integridade dos cidadãos. A SSPA informa, ainda, que nas últimas semanas foram realizadas mais de 100 atividades com o mesmo propósito, especialmente na região metropolitana de Goiânia, sem que a Abrasel se manifestasse a respeito. O processo continua neste sábado em outras localidades da Capital e de Aparecida de Goiânia. 
 
A Operação “Carpe Diem”, que tem por objetivo prevenir situações de risco a usuários de boates, bares e casas noturnas de Goiânia e região Metropolitana, está sendo realizada pelas polícias Militar – por meio do 1º Batalhão da PM e parte dos grupos especiais da corporação (Bope, Giro, Choque e Batalhão de Trânsito) -, Civil e Técnico-Científica. A atividade conta, também, com a presença de policiais do Corpo de Bombeiros, de agentes do Procon e da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Fiscalização Sanitária e do Juizado da Infância e da Adolescência, entre outros. São 224 policiais e agentes na atividade educativa e que inclui buscas por armas, drogas e possíveis foragidos, tendo em vista evitar que novos crimes sejam cometidos.
 
Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária