Se essas fotos te causam desconforto, provavelmente você sofre de talassofobia

Há vários fatores que podem contribuir para o surgimento da condição, como experiências desagradáveis próximas à água

Igor Ricardo
Por Igor Ricardo
2a40c59068310b86f3861dc0f9691d34

Existem algumas fobias bastante comuns entre as pessoas, como o medo de altura, de animais peçonhentos, do escuro ou até mesmo da morte, mas existem outros pavores que são desencadeados diante de maravilhas da natureza, como o mar, por exemplo. A talassofobia é o medo do fundo do mar. Pessoas com essa fobia entram em pânico ao nadar em águas profundas e experimentam um início súbito de ansiedade quando expostas a estímulos desencadeadores, que podem incluir piscinas profundas, oceano ou lagos.

 

O termo “talassofobia” é uma combinação das palavras gregas “thalassa”, que significa “mar”, e “phobos”, que quer dizer “medo”. Além de ser uma fobia, é também um transtorno de ansiedade, provável sintoma de alguma experiência traumática em mares ou piscinas. Mas é possível se tornar talassofóbico também apenas ouvindo relatos e observando a vivência de outras pessoas.

 

Como saber se você tem talassofobia?

 

Em casos comuns, os sintomas costumam ser os mesmos dos quadros gerais de ansiedade, como taquicardia, sudorese intensa, respiração ofegante, o impulso de se afastar do mar e mesmo da praia. Em casos mais graves, a talassofobia pode se desdobrar em ataques intensos de pânico, causando hiperventilação, náusea, tremores e mais. 

 

Algumas pessoas não precisam sequer estar diante do mar para sentir os primeiros sintomas, podendo apressar seu incômodo diante de uma simples foto mostrando as águas, os animais e a dimensão dos oceanos.

 

Separamos algumas fotos que vão te ajudar a refletir sobre o assunto. As imagens do mar consideradas assustadoras. Se elas te causarem angústia, talvez você sofra de algum nível de talassofobia.

 

talassofobia

 

talassofobia

 

talassofobia

 

talassofobia

 

talassofobia

 

talassofobia

 

 

Fotos: Reprodução