Saiba quais são as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo (uma está no Brasil)

Com acervos milenares, a biblioteca de Dublin guarda manuscrito de até 1200 anos atrás

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
3b13e14c7b2d3b22927f40b08fe8643e

Além de servirem como o paraíso perfeito para os amantes de literatura, as bibliotecas mais bonitas do mundo chamam a atenção por seus entalhes de arquitetura e beleza. Como se tivessem sido retiradas dos melhores livros de fantasia, elas levam seus frequentadores a viajarem dentro das histórias que escondem em suas paredes.

No Brasil, além das belezas naturais, também contamos com uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo o Civitatis.

 

As 10 bibliotecas mais bonitas do mundo

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA, Rio de Janeiro

RJ

Idealizada por um grupo de 43 imigrantes portugueses com o intuito de promover maior conhecimento aos seus sócios, o Gabinete Português de Leitura foi projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva Castro. O edifício neomanuelino resgata o estilo gótico-renascentista popular durante o reinado de Manuel I de Portugal.

 

BIBLIOTECA DA ABADIA DE ADMONT, Aústria

ADMONT

A maior biblioteca do mundo localizada em um mosteiro, é considerada um dos mais emblemáticos edifícios da era iluminista com sua arquitetura toda em rococó. Fundada no século XIX pelo Bispo Gebhard de Salzburgo, está localizada na Abadia Beneditina de Admont. Considerada por muitos a “Oitava Maravilha do Mundo”, a biblioteca de Abadia esconde portas secretas.

 

BIBLIOTECA GEORGE PEABODY, de Baltimore, Maryland – EUA

GEORGE

A biblioteca é parte de um projeto de filantropia de George Peabody aos cidadãos de Baltimore. A sala Stack Peabody, o edifício da biblioteca, foi projetada pelo arquiteto Edmund G. Lind e inaugurada em 1878. O prédio tem cinco níveis de balcões ornamentais de ferro fundido e varandas que se elevam dramaticamente até a clarabóia.

 

BIBLIOTECA PÚBLICA DE NOVA YORK, Manhattan

NOVA

Guardada por dois grandes leões de pedra apelidados de Paciência e Perseverança, sua arquitetura marcante e imponente chama atenção em meio aos altos edifícios que se elevam ao seu redor. No interior, mármore e madeira decoram seus corredores e enormes salões. Os corredores possuem um ar de mistério que encantam fãs de sagas como Harry Potter.

 

 

BIBLIOTECA PALAFOXIANA, Puebla – México

PALAFOXIANA

A biblioteca pública mais antiga das Américas. Em 1646 o bispo Juan de Palafox y Mendoza doou sua coleção pessoal de livros. Desde 1773 a Biblioteca Palafoxiana ocupa uma ampla sala abobadada localizada no andar superior do antigo convento de San Juan. A parte central do salão está decorada com uma pintura da Madonna de Trapanni, realizada pelo mestre siciliano Nino Pisano.

 

BIBLIOTECA STADTBIBLIOTHEK STUTTGART, Alemanha

STUTTGART

Do lado de fora se assemelha a um prédio comum e cinza, composto por oito andares. Por dentro, o prédio é completamente branco e as cores são definidas através dos livros coloridos e os sofás azuis. Inaugurado em 2011, foi desenhada pelo arquiteto coreano Eun Young Yi.

 

BIBLIOTECA NACIONAL AUSTRÍACA, Viena

AUSTRIACA

No século XVIII o imperador Carlos VI ordenou a construção desse edifício arquitetônico do barroco. O ambiente é rodeado por estátuas de mármore, pinturas no teto e estantes de madeira de castanho.

 

BIBLIOTECA JOANINA DE COIMBRA, Portugal

COIMBRA

Com relíquias de valor incalculável e pedaços da história de um país quase milenar, o edifício ‘esconde’ uma prisão. A casa dourada da Universidade de Coimbra começou a ser construída em 1717 e foi concluída em 1728. Foi construída sob a supervisão de João Carvalho Ferreira.

 

BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA, Espanha

SALAMANCA

No ano de 1524 foi fundada a biblioteca universitária mais antiga da história, a Biblioteca Geral Histórica de Salamanca. Após desmoronamento em 1665, a Biblioteca Antiga, como é conhecida hoje em dia, foi construída no século XVIII e suas estantes de pinho e outros móveis antigos carregam o charme do lugar.

 

BIBLIOTECA OLD LIBRARY DA TRINITY COLLEGE, Dublin

OLD

A maior biblioteca da Espanha abriga 6 milhões de livros e manuscritos, sendo um deles O Livro de Kells, manuscrito de 1.200 anos contendo os quatro evangelhos. A biblioteca é repleta por madeira, com prateleiras que chegam até o segundo andar que não é aberto para visitação. O piso de mármore retrata personalidades importantes no campo da ciência, literatura e filosofia.

 

Veja também:

10 livros para crianças que ajudam a desenvolver o hábito de leitura