Rússia anuncia que registrou a primeira vacina contra covid-19 no mundo

A produção em grande escala começará em setembro e a aplicação em massa pode começar já em outubro

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
09ccaae4f12565dd5302613490b168bd

Nesta terça-feira (11), a Rússia tornou-se o primeiro país a registrar oficialmente uma vacina contra o coronavírus. O presidente Vladimir Putin declarou o medicamento está pronto para uso, ainda mais que uma de suas filhas já foi vacinada.

Putin afirmou que a vacina passou pelos testes necessários e se mostrou eficaz, oferecendo imunidade duradoura ao coronavírus.No entanto, cientistas nacionais e internacionais têm alertado que a pressa em começar a usar a vacina antes dos testes da fase 3 – que normalmente duram meses e envolvem milhares de pessoas – pode ser um problema.

Esse teste, que exige que um certo percentual de participantes peguem o vírus para observar o efeito da vacina, é normalmente considerado um requisito necessário e essencial para uma vacina receber aprovação regulatória.

A produção em grande escala começará em setembro e a aplicação em massa pode começar já em outubro. Autoridades russas disseram que profissionais da área médica, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a serem vacinados.