Rússia acelera e promete vacina contra covid-19 em agosto

Autoridades russas esperam produzir até 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2020

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
86afa40d969d905ce8a9873d526ca220

Na corrida atrás de uma solução para o problema mundial da pandemia do novo coronavírus, a Rússia queimou a largada e promete uma vacina até o dia 10 de agosto.

Com isso, Rússia se tornará o primeiro país do mundo com uma solução para o covid-19.

Em 10-12 de agosto, após verificação pelo Serviço Federal de Vigilância na Área da Saúde da Rússia, devem estar prontos os documentos de registo [da vacina], já em 15 ou 16 de agosto é esperado que sejam obtidos documentos que permitirão distribuir a vacina entre a população”, informou uma fonte à Sputnik, agência internacional de notícias do governo russo.

Criada pelo Instituto Gameleya, localizado em Moscou, as autoridades russas esperam produzir até 200 milhões de doses da vacina até o fim de 2020. Contudo, 30 milhões seriam destinadas exclusivamente à Rússia, de acordo com a CNN Brasil. 

O que falta?

Segundo as autoridades russas, para a vacina ser distribuída, faltam Ministério da Saúde, Serviço Federal de Vigilância na Área da Saúde da Rússia certificar e emitir um documento para permitir a distribuição civil da vacina.

Os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da saúde. O uso da vacina sem restrições pelo restante da população será possível em janeiro ou fevereiro de 2021.

Eficácia

De acordo com a CNN internacional, a vacina tem levantado preocupações sobre sua eficácia, segurança e processos de desenvolvimento.

Especialistas suspeitam que os testes em humanos ainda estariam incompletos e a vacina não teria passado da segunda fase do processo.

Mesmo assim, o país anunciou a terceira fase de testagens para 3 de agosto, na semana que em, paralelamente à vacinação em profissionais de saúde.

Com informações do Só Notícia Boa