‘Resistência Vermelha’: documentário premiado mostra movimento antifascista no futebol goiano

O curta traz em seu cenário a torcida organizada 'Vila Metal', do Vila Nova Futebol Clube, que trava desde 2007 uma luta contra o fascismo dentro e fora do campo

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
a61c17484c415e618666d704de3d6de2

Futebol e política se misturam em um mini documentário feito em Goiânia, com direção de Felipe Mendonça. ‘Resistência Vermelha’ traz em seu cenário, a torcida Vila Metal, do time Vila Nova Futebol Clube, que trava uma luta contra o fascismo no futebol goiano.

O curta-metragem conta com depoimentos de Igor Dias (membro do Movimento Vila Metal), Bruno Abnner (historiador e cientista político), Renato Dias (jornalista e cientista político) e Fábio Marques. As falas são marcadas entre imagens da torcida do Vila Nova, entre comemorações e momentos de euforia, que contam a história tanto do Vila, quanto de seus torcedores, intercalados com discursos de Mussolini na Itália nos anos 1920 e de Bolsonaro em 2018.

e904a5cc25384d775fffbe26af14ac6a.jpegFoto: Igor Dias / Arquivo Pessoal

Durante o curta, os convidados mostram a correlação dos assuntos futebol e política, além da identificação ideológica antifascista. Segundo Igor Dias, o clube vem de origem operária, de pessoas “da vila, ou periferia”, com tradição que passa de pai pra filho. “Todas as torcidas tem ideologia e decidimos nos posicionar“, diz Igor no documentário.

O movimento Vila Metal Antifascista combate o fascismo no estádio resgatando a história operária do Vila Nova, revivenciando e resignificando a história daqueles operários e operarias, negros, lgbts, moradores de Vila que construiram Goiânia, a Vila Nova e o Vila Nova“, explica Igor.

fc2b1fa12a643fbe717b12f56d8d78a7.jpgFoto: Igor Dias / Arquivo Pessoal

A produção ganhou o terceiro lugar na Mostra de Cinema da Universidade Federal de Goiás (UEG) e foi selecionada para participar do Festival Audiovisual Vera Cruz (Favera), este último, ainda aguarda exibição por conta da pandemia.

No momento, ainda não há exibição disponível online do documentário.