Residência histórica em Goiânia é referência de arquitetura modernista

Casa projetada por arquiteto goiano reflete os ideais modernistas

Julia Macedo
Por Julia Macedo
0f75732fd1fd56d4b020f830c53cce3f

Goiânia não é definida por apenas um estilo arquitetônico. A capital  de Goiás cresceu e passou por inúmeros processos de transformação intensa e se transformou em uma capital extremamente plural.  Seu acervo aruitetônico conta com diferentes estilos estruturais marcantes. Em alguns pontos, o estilo eclético neocolonial é vizinho do mais modernista processo de construção escultural.

Goiânial foi planejada visando a modernidade e progresso. O estilo modernista foi um importante movimento que procurava explorar as pluralidades culturais. Em exemplo está a casa projetada por Eurico Godói. A estrutura expressiva exibe uma fachada horizontal, com variação de materiais e revestimentos reunidos em perfeita harmonia.

Eurico Godói se formou na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. No Rio de Janeiro, o goiano foi estagiário de Oscar Niemeyer. Eurico se declara influenciado por importantes personalidades arquitetônicas, como Attílio Corrêa Lima. Para a residência de Eurípedes Ferreira, o arquiteto adota a estrutura inusitada ao colocar uma escada integrada ao lado de fora da residência. No pátio da construção, o formato em “L” fechou-se ao olhar público.

Erguida em 1962, a casa construída para Eurípedes Ferreira foi adquirida pelo escritor e folclorista Bariani Ortêncio. Durante a pandemia, o senhor Ortêncio construiu seu próprio museu. Com ícones culturais e esportivos, um painel com fotos foi pendurado na parede. Fotos políticas foram incluídas no acervo. A biblioteca foi transformada em Instituto Cultural e Educacional.

Para Ortêncio, é importante manter viva as histórias que construíram Goiânia. O escritor defende que essa possa ser a garantia de sobrevivência da identidade dos goianienses, quem são e o que é essa cidade. Bariani Ortêncio também aluga o jardim e a área social da casa para eventos.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Imagem: Reprodução UFG