Relembre a trajetória do goiano e cantor sertanejo Cristiano Araújo

A história do sertanejo que começou sua carreira desde pequeno e conquistou multidões no Brasil inteiro com suas composições

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
cf7e9c60924b1397ca31e4c646bb61b8

Nesta sexta, dia 24 de junho, completa exatamente 7 anos em que presenciamos um dos momentos mais tristes para a música sertaneja: a morte do cantor Cristiano Araújo. O artista, com apenas 29 anos de idade, sofreu um trágico acidente enquanto voltava de um show realizado em Itumbiara, interior de Goiás, e não resistiu aos ferimentos. E mesmo com pouca idade, o cantor goiano nos deixou uma história e colecionou milhares de fãs durante toda sua carreira no Brasil inteiro.

 

Cristiano Araújo nasceu em Goiânia no dia 24 de janeiro de 1986. E com a música presente em sua família há 4 gerações, o artista já manifestou o interesse desde cedo pela arte e ganhou o seu primeiro violão com apenas 6 anos de idade. Três anos depois, o pequeno já começava a se apresentar em público e participar de pequenos festivais de música que aconteciam na capital.

 

Como não gostava de perder tempo, aos 10 anos de idade, começou a criar composições para que artistas de sua região pudessem gravar suas canções, e consequentemente, ganhar dinheiro para ajudar a sua família. Porém, mesmo com a procura, Cristiano decidiu gravar seu primeiro álbum com apenas 5 músicas com objetivo de participar de um festival realizado no programa do apresentador Fausto Silva, transmitido na Rede Globo. O garoto conseguiu participar e sua colocação lhe rendeu a oportunidade de gravar uma faixa no álbum “Jovens Talentos” e participar de outros programas nacionais ganhando visibilidade.

 

Aos 17 anos, o rapaz formou uma dupla sertaneja, mas durou apenas 6 meses devido ao insucesso que obteve. A partir disso, em 2010, Cristiano se lançou em carreira solo e o cantor começou a fazer sucesso, não somente em sua região, mas sim, alcançando visibilidade nacional.

 

E foi com a música “Efeitos”, composição que possui alcance até hoje, que Cristiano deu o nome e integrou de vez ao universo sertanejo. Em 2011, o lançamento do CD e DVD que leva o título da música citada acima, contou com participação dos cantores Jorge (da dupla Jorge & Matheus), Humberto & Ronaldo e Gusttavo Lima. A música “estourou” nas paradas musicais, que chegou a ser um dos assuntos mais buscados no Google daquele ano.

 

Devido ao sucesso, o cantor decidiu engatar em mais um novo projeto e lançou um segundo álbum que contou com participações de outros artistas com prestígio nacional, como por exemplo, Fernando & Sorocaba, Hugo Henrique e Israel & Rodolffo.

 

Neste álbum intitulado “Ao Vivo em Goiânia” teve sucessos como “Você Mudou”, “Mente Pra Mim” e a regravação da música “Bará Berê”, que chegou a ser usada como trilha sonora da novela global “Salve Jorge”, transmitida em 2013. No mesmo ano em que sua música foi divulgada na emissora Rede Globo, Cristiano se preparou para gravar seu primeiro álbum de estúdio, trazendo músicas como “Caso Indefinido” e “Maus Bocados”. Ambas composições que se tornaram as maiores responsáveis por seu sucesso na música sertaneja, e também, as mais tocadas em rádios e programas de televisão.

 

Em 2014, o rapaz lança o seu último DVD em Cuiabá, Mato Grosso, e se preparava para uma carreira internacional que seria lançada nos próximos meses, com shows agendados na Europa e também nos Estados Unidos. Porém, não aconteceu.

 

O trágico acidente ocorrido no ano seguinte, em 2015, marcou a vida de inúmeras pessoas ligadas ao universo sertanejo e também a cidade em que o cantor havia nascido. Família, amigos, colegas e fãs se mobilizaram para prestar as últimas homenagens ao cantor que havia planos para estender seu sucesso para muitas outras pessoas de outros continentes. 

 

E mesmo passado todo esse tempo, 6 anos após sua morte, Cristiano Araújo ainda é lembrado e sua música “Cê que sabe” eternizou no coração de muitos goianos que prestigiaram e viram de perto a sua carreira acontecer.

 

 

 

Foto: Divulgação/Reprodução