Quem inventou o ar condicionado e em que ano

O ar condicionado não foi criado para deixar os ambientes mais frios, e sim para o controle de ar em processos sensíveis à mudança dos níveis de umidade

Beatriz Mendes
Por Beatriz Mendes
0e5de65c12f6a97ed90bffb9ba6b1181

Com temperaturas altíssimas que passam dos 40ºC, o calor está beirando o insuportável em todo estado de Goiás. E para aqueles que possuem condições, uma ótima escolha é investir em um aparelho de ar condicionado que ajuda nesses dias intensos de calor. Mas afinal, você sabe quem inventou o ar condicionado? 

 

Conheçam Willis Carrier, um norte-americano de Nova York que nasceu em 1876. Engenheiro, com apenas 25 anos, ele deu os primeiros passos no desenvolvimento de um aparelho de ar-condicionado ainda em 1902.

 

Carrier teorizou que poderia retirar a umidade de fábricas através de resfriamento do ar por dutos artificialmente resfriados. Esse mecanismo, que controla a temperatura e umidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico.

 

c98017792b479aef3b586d8ea7071f8c.jpg

 

O inventor registrou a patente em 1906 e, desde então, ficou conhecido como o pai do ar-condicionado moderno. A partir disso, em 1915, Willis criou sua empresa, a Carrier Corporation. Ativa até hoje, a companhia fabrica e distribui não apenas equipamentos de ventilação e resfriamento, mas também aquecedores.

 

Porém, foi só em 1906 que surgiu o termo “ar-condicionado”, com Stuart Cramer. O também norte-americano que criou o seu próprio aparelho com o objetico de explorar formas de controlar a umidade do ar em sua fábrica de tecidos. Desse modo, a indústria têxtil foi o primeiro grande mercado para o condicionador de ar.

 

Foi apenas em meados de 1950 que a Carrier Corporation começou a produzir modelos domésticos mais baratos e com design diferenciado, chegando até na criação do ar-condicionado de janela.

 

Conforme os anos, a criação foi se popularizando de forma a se tornar mais acessível à população. Foram criadas novas tecnologias mais avançadas até chegar ao modelo de ar condicionado mais usado nos dias de hoje, o modelo Split.