Quem foi o primeiro brasileiro a levar ouro em uma Olimpíada?

Sua história merece virar um filme.

Adelina Lima
Por Adelina Lima
8005038affa0f382e90e109e7b2d6bb1

Com o início das Olímpiadas a menos de três meses, é interessante ficar por dentro de certas curiosidades a respeito de como os brasileiros se sairam nas competições ao longo da história. Como por exemplo, quem foi o primeiro atleta tupiniquim a levar uma medalha de ouro em qualquer modalidade nos Jogos?

Segundo o site Mundo Estranho estamos falando de Guilherme Paraense, que no ano de 1920 conquistou o ouro na categoria de tiro. O homem pode ser considerado um herói devido o número de dificultades que sua equipe enfrentou desde sua partida rumo ao local dos Jogos (Antuérpia, na Bélgica), até a sua apresentação nas disputas.

Depois de fazer uma viagem de navio quase sem fim até a Europa, a equipe de Guilherme teve suas munições roubadas, e isso foi só o começo. Ao chegar na Bélgica, descobrem que as armas que levaram não eram permitidas nas competições.

Se não fossem os bons samaritanos da equipe norte-americana, que emprestaram aos brasileiros duas pistolas e algumas munições, a nosso time de atiradores não teria levado o bronze na categoria de equipe, nem Afrânio Costa teria conquistado a prata no individual.

Foi no dia 3 de agosto daquele ano que Guilherme Paraense levou medalha de ouro na categoria tiro rápido, ao vencer por dois pontos o atleta norte-americano Raymond Bracken – que provavelmente se arrempendeu por ter ajudado os brasileiros. Em 1992, na época das olimpídadas de Barcelona, Paraense foi homenagiado com um selo comemorativo.

 

e45bd526133f29ce0f995feba42dbddb.jpeg