Quatro filhotes de Lobo-Guará nascem no Zoológico de Goiânia

Essa é a segunda ninhada que nasceu depois de três anos, graças a programa de conservação da espécie

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
5a442056ed2fc165d4c80f52e177a386

O Zoológico de Goiânia registrou o nascimento de quatro filhotes de lobo-guará, espécie que está ameaçada de extinção. Os filhotes nasceram no dia 10 de Julho e estão saudáveis, mas a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (28) para não expô-los a visitação. Apenas veterinários têm acesso ao local, aplicando vermífugos e os devidos cuidados.

 

Essa é a segunda ninhada que nasceu depois de três anos e se deu graças a um programa de conservação de espécie, firmado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade.

 

Loba

Apenas zoológicos associados à Azab podem participar do manejo fora do ambiente natural do animal. Segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Jr., isso garante a manutenção da espécie e comprova o quanto os animais estão sendo bem cuidados e a reprodução do Lobo-guará é uma prática saudável. 

 

‘’O objetivo é garantir a manutenção de Populações de Segurança (banco genético) para fins de conservação. Para isso, nos comprometemos a seguir as recomendações dos comitês para as ações necessárias, visando manter esses animais nas melhores condições possíveis’’ explicou Valdery, em matéria publicada no Diário de Goiás. 

 

No Zoológico de Goiânia vivem também outras espécies como ararajuba, onça pintada, macaco-aranha-de-testa-branca e tamanduá-bandeira.


Fotos: Divulgação / Zoológico de Goiânia

Veja também: Registro de uma Onça-parda é feito pela primeira vez em reserva de Niquelândia

 

Brasil tem novo patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco

 

10 hábitos matinais que podem garantir um dia mais produtivo