Psicanalista Contardo Calligaris morre aos 72 anos em São Paulo

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
fa9d91f0d98861c81bfbb6039b2cf2fc

Depois de boatos durante o final de semana, foi confirmada nesta terça-feira (30), a morte do psicanalista, escritor e dramaturgo Contardo Calligaris aos 72 anos, vitima de câncer. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

O anúncio foi feito pelo filho dele, Maximilien Calligaris, através do perfil do Instagram: “‘Espero estar à altura.’ Diante da proximidade da morte, essa foi a frase do meu pai. Ele se foi agora” (veja abaixo).

Calligaris era um dos principais psicanalistas em atividade no país e colunista da “Folha de S.Paulo” desde 1999. Nasceu em Milão, na Itália mas beio para o Brasil em 1985 aos 37 anos de idade para divulgar seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”.

Entre indas e vindas à Europa e Estados Unidos, foi no Brasil que ele permaneceu e constituiu família. Era casado com a atriz Mônica Torres.

Aqui se casou e, por um período, se dividiu entre os dois países, antes de se mudar de vez para o Brasil. Ao longo da carreira, também viveu e clinicou em Nova York, deu aulas em universidades nos Estados unidos e na França e lançou livros sobre psicanálise, além de volumes de ficção.

 

8271f7eb1dc4d3f64fb49dd0cd39cbe7.jpeg