Projeto de lei quer proibir transporte de passageiros alcoolizados

Adelina Lima
Por Adelina Lima
6e565fb84da3c61d77f054c431db4ccc

Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei que já tem gerado muitas polêmicas. A intensão da lei é que ao transportar pessoas alcoolizadas ou sob o efeito de qualquer substância psicoativa no banco dianteiro, o motorista do carro sofra a penalização de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), considerada infração gravíssima. Além da infração, o projeto prevê não somente a multa, mas a retenção do veículo.

O autor da proposta, o deputado federal Flavinho (PSB-SP), acredita que a lei pode ajudar a evitar que o condutor do transporte seja atrapalhado por uma outra pessoa sob efeito de álcool. “O intuito é garantir a segurança do motorista ao impedir que a condução do veículo seja afetada pela euforia de terceiros”, defende o deputado. “O simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo a dirigir em alta velocidade ou executar manobras arriscadas”, afirmou em entrevista ao site da Câmara.

O PL 4380/2016 está tramitando na Câmara. A proposta seguirá para análise nas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.