Projeto de lei que pretendia delimitar horário de bares e restaurantes em Goiânia é arquivado

Autor do projeto voltou atrás com a decisão na tarde desta quarta, 30 de março

Adelina Lima
Por Adelina Lima
659dfd74ce4d218aded7d1f9601de40e

O vereador Paulo da Farmácia arquivou na tarde desta quarta-feira, 30 de março, o projeto de lei de sua autoria que pretendia delimitar o horário de funcionamento de bares e restaurantes em Goiânia. Ele disse ter mudado de ideia ao perceber que a medida poderia prejudicar trabalhadores do setor: “Acho que, por causa do momento de crise que estamos passando, para não causar desemprego, após o diálogo que eu tive com o segmento, eu resolvi retirar o projeto de pauta”. Assista:

 

O projeto de lei tinha como objetivo reduzir os índices de criminalidade no município, propondo que o funcionamento de bares e restaurantes na capital fosse delimitado ao período de 6h às 23h30, de segunda a sexta, e das 6h às 24h, nos finais de semana.

+Vereador quer fechar bares e restaurantes às 23h30 em Goiânia e projeto gera polêmica

O projeto gerou polêmica na capital, movimentando diversos setores da sociedade goianiense. Em resposta à proposta, os bares e restaurantes de Goiânia se organizaram no Movimento Bares de Goiânia, demonstrando preocupação com o impacto social que o projeto causaria: segundo Newton Pereira, presidente do Sindicato de Bares de Goiânia e conselheiro da Abrasel Goiás, se aprovada, a proposta colocaria em dificuldades mais de 25 mil pessoas que perderiam seus empregos em virtude da delimitação do horário.

+Em reposta a projeto de lei, donos de bares e restaurantes travam briga contra vereadores de Goiânia

O projeto deu ainda mais o que falar com uma declaração do Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira. Em defesa do projeto, ele chamou frequentadores de bares e restaurantes em períodos noturnos de “delinquentes” e “cornos” e foi questionado durante assembleia na Câmara. Após o episódio, o vereador se desculpou e disse estar “profundamente constrangido” com toda a situação e reconheceu o erro na “frase infeliz dita num momento de cabeça quente”.

+Presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia chama clientes de bares de ‘delinquentes’ e provoca revolta de empresários do setor; veja o vídeo

+Anselmo Pereira, presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, que chamou clientes de bar de ‘corno’ e ‘delinquente’ pede desculpas

 

Foto de Capa: Glória Bar e Restaurante