Professora da UFG é indicada para compor comissão da OMS sobre vacina do coronavírus

Cristiana Toscano é a única brasileira, e América Latina, que irá compor este grupo restrito de especialistas mundiais

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
d6e20fd440ddf72d86e98ff0b01d9b64

A professora Cristiana Toscano, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, é a única brasileira, e América Latina, que irá compor grupo de trabalho de vacinas para Covid-19 da Organização Mundial de Saúde.

Cristiana foi indicada para compor o Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação (SAGE – Strategic Advisory Group of Experts for vaccines and vaccination), que deverá ser formado por 10 a 15 pessoas de todo o mundo, com a função de revisar todas as evidências disponíveis, analisando o progresso das vacinas em estudo contra a covid.

Segundo o Jornal da UFG, a professora acredita que a indicação tende a fortalecer a rede de colaboração científica nacional e internacional e será importante, inclusive, para o desenvolvimento e continuidade das pesquisas em andamento na universidade.

Cristiana Toscando, além de professora, é médica e infectologista e trabalha área de imunizações há 20 anos. Ela já passou por organizações internacionais como a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, em Washington e depois Organização Mundial da Saúde em Genebra.

A médica já atuou em investigações de epidemias relacionadas à doenças imunopreveníveis, planejamento e preparação nacional e regional para a pandemia de influenza, estruturação e coordenação de rede de vigilância internacional para monitoramento de doenças preveníveis por novas vacinas em desenvolvimento.

Informações do Jornal da UFG