Principal prêmio nacional de artes visuais têm artistas goianos indicados

O comitê de indicação do Prêmio PIPA escolheu um grupo e um artista goiano para concorrer a 3 prêmios à nível nacional

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
03dcb0a093c6bc3c744ffd521c1dfbf8

Escrito por Bianca Stephania

 

O Prêmio PIPA  é uma parceria entre o Instituto PIPA e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) que chega à sua oitava edição, e tem como objetivo premiar artistas brasileiros que trabalhem com qualquer mídia, sem restrição de idade. O Prêmio tornou-se a principal plataforma de pesquisa sobre a arte contemporânea brasileira.

Não há inscrições para concorrer ao Prêmio, os artistas são indicados pelo Comitê de Indicação onde houve duas indicações com artistas provenientes de Goiânia.

Pedro Dalton é um deles. Artista brasiliense que trabalha e reside em Goiânia, tem realizado trabalhos sobre questão racial em artes visuais pensando no protagonismo de personagens negros e usando metáforas para trabalhar estas questões. Suas obras tem bastante influência de cultos afro-brasileiros e histórias populares.

pedrodaltond
Na série A Cura, pintura sobre capas de livros, Dalton Paula coloca os negros como autores e protagonistas.

 

Grupo EmpreZa também foi indicado, e conta com nove artistas de Goiás e do Distrito Federal, sendo eles: Aishá Kanda, Babidu, Helô Sanvoy, João Angelini, Marcela Campos, Paul Setúbal, Paulo Veiga Jordão, Rava e Thiago Lemos.

O Grupo já participou de mostras nacionais e internacionais e possui trabalhos de performances, criações de vídeo, animações e fotografias derivados das ações performáticas.

d12d8fb0af66610114b23b2991477ef0.jpg
(Foto: Divulgação/Perfomance Bodystorm)

O Prêmio PIPA tem a duração do dia 15 de junho até o dia 28 de outubro. Para acompanhar o cronograma, votar e obter mais informações visite o site do PIPA.

 

(Foto: Divulgação)