Prefeitura de Pirenópolis publica decreto com novas regras para a entrada de turistas

As novas medidas são para conter aglomerações em larga escala na cidade

Hérica Bianchi
Por Hérica Bianchi
f50eda403cb8bf6ba821026961c28c4c

Visando a saúde e a sustentabilidade do comércio local e da população pirenopolina, a Prefeitura da cidade reformulou as regras para a entrada e permanência de turistas. No novo decreto é proibida a entrada de turistas no município de Pirenópolis sem comprovação de reserva, seja ela em hospedagem, restaurantes, ou atrativos turísticos. As novas medidas já passam a vigorar à partir do dia (25) de setembro. 

As medidas de enfrentamento da pandemia considerando a necessidade de reabertura segura e gradual das atividades econômicas na cidade, irão funcionar com fiscalização na entrada, podendo exigir os seguintes documentos: Comprovante de reserva, documentos pessoais, ou contrato de locação de casa. Porém as novas normas ‘não vigoram’ sob pessoas que tenham parentes sanguíneos de 1º ou 2º grau na cidade, mediante comprovação através de comprovantes de endereço dos familiares residentes em Pirenópolis seja nas áreas urbanas, rurais, ou povoados.

A proibição também vale para acampamentos fora das áreas destinadas à atividade na cidade. Outras determinações incluem a proibição de ambulantes na cidade. Mas há uma excelente notícia para o comércio local; bares, lanchonetes, restaurantes e atrativos turísticos, poderão funcionar seguindo os protocolos de segurança, com capacidade de 80%, antes era possível somente com 65%. 

Feiras e comércio só poderão contar com a presença de moradores do município, sendo vedada o comércio de ambulantes e ou participação de comerciantes de outros municípios em Pirenópolis. 

O uso de máscara é obrigatório em todos os locais públicos e privados, podendo gerar multa até R$100,00, para quem não descumprir a regra. E atividades consideradas eventos, com aglomeração estão proibidas também, visando a multa por descumprimento de até R$ 1 mil reais, sendo liberada apenas reuniões com no máximo até  5 pessoas, com a observação do distanciamento de 2 metros, exceto para crianças menores 11 anos. 

Acesse o novo decreto aqui!  

A justificativa do governo local é que há uma necessidade severa no controle e avaliação das medidas implantadas e ajustes necessários para o recebimento de turistas, uma vez que no primeiro feriado com os portões abertos a cidade se viu em colapso tanto nos atendimentos, quanto nas atividades turísticas da cidade.

Foto de capa: Agita Pirenópolis

 

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | Twitter