Prefeitura de Goiânia publica decreto e confirma que “sommelier de vacina” vai para o fim da fila

Decreto publicado hoje normatiza que quem escolher vacina irá esperar todo o plano de imunização ser concluído para ser vacinado

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
5ec4e78d97388a52fb45e8a211b9610a

Conforme prometido, a Prefeitura de Goiânia publicou hoje, 15 de julho, no Diário Oficial do Município, o Decreto número 3.605. O documento estabelece as normas sobre como agir com quem se a receber  de vacinas contra a Covid-19 por não ser da marca que mais lhe agrada. O decreto prevê que mandar para o fim da fila quem não aceitar a receber o imunizante que estiver nos postos de vacinação da capital é a principal medida a ser tomada a partir de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após assinatura de um termo de opção de recusa.

 

Aqueles que comparecerem aos locais de vacinação contra a Covid-19 e optarem por não receber a aplicação do imunizante que esteja sendo ofertado, por preferirem outra marca,  estarão condicionados, automaticamente, a aguardar o cumprimento de todo o calendário do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a finalização de todos os grupos etários para que seu nome seja aceito em nova triagem e, consequentemente, sejam vacinados.

 

A recusa será documentada  será por um termo que já está disponível em todos os postos de vacinação de Goiânia e deverá ser assinado pela pessoa ou, se esta se negar, por duas testemunhas no local.O decreto já está em vigor.