Prefeitura de Aparecida de Goiânia suspende escalonamento do comércio

Regras sanitárias ainda estão em vigor na cidade como distanciamento, uso de máscara, e horários determinados de funcionamento

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
067e44bea6b1ec0abb40a4c6f6243a6d

Após avaliação da nota técnica apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, decidiu, por unanimidade, suspender o Isolamento Social Intermitente Regionalizado no município.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária, por videoconferência, realizada na manhã desta quinta-feira, 06.

O pedido de suspensão do escalonamento foi apresentado pelo prefeito Gustavo Mendanha na última terça-feira, 04, durante reunião do comitê.

O gestor municipal, na ocasião, pediu que fosse apreciado sua solicitação considerando o quadro epidemiológico de Aparecida para Covid-19 que permanece sob controle e estável.

De acordo com o secretário de Saúde de Aparecida, que também coordena o Comitê, Alessandro Magalhães, a suspensão efetiva será após a publicação da portaria regulamentando a ação, que deve ser publicada até esta sexta-feira, 07, no Diário Oficial Eletrônico (DOE).

O secretário explica que o cenário atual que Aparecida vive em relação à Covid-19 mostra que as ações da gestão municipal no enfrentamento ao Coronavítus como a testagem em massa da população, ampliação dos leitos de UTI e Semi-UTI na cidade e também o monitoramento dos pacientes positivos e que são do grupo de risco foram assertivas.

Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde deu sinal favorável a suspensão do escalamento, com a necessidade do cumprimento das seguintes recomendações:

1) a manutenção das regras sanitárias determinadas aos estabelecimentos que foram autorizados a funcionar;

2) a não reabertura de novos segmentos que, a partir desta nota técnica, não estão autorizados a funcionar, a fim da Saúde Municipal monitorar o impacto da suspensão pelos próximos 14 dias e;

3) a manutenção da testagem em massa com o objetivo de apresentar o cenário real de contaminados diariamente.

“Temos dois possíveis gatilhos para retomar o escalonamento que é a taxa de ocupação passando dos 80% por três dias seguidos e se a média móvel de casos ativos oscilar positivamente mais do que 15% nos próximos 14 dias. Ou seja, se casos ativos que estão com a doença em atividade, aumentar mais de 15%, podem pressionar mais o sistema de saúde”, comentou o secretário Alessandro Magalhães.

Leia o comunicado na íntegra clicando aqui. Foto: Avenida Igualdade, Garavelo – Rodrigo Estrela