Prédio com a maior fachada com filmes solares do mundo fica em Goiás

O material é capaz de captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, com uma cobertura chamada de filme Fotovoltaico Orgânico

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
162ef284b926842243f41e2177f9cad5

 

O Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da empresa CAOA, localizado em Anápolis, Goiás, tem uma fachada capaz de captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, com uma cobertura chamada de filme Fotovoltaico Orgânico (OPV).  O material cobre uma área de cerca de 850m² do prédio – sendo a maior fachada de vidro com OPV do mundo e um dos maiores projetos a utilizar o material.

 

 

O projeto tem a parceria da Sunew e foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada em soluções solares. Esses filmes fotovoltaicos orgânicos são leves, flexíveis e quase transparentes. O modelo usado foi o Sunew GLASS, que é encapsulado em vidro.

 

A eficiência do OPV cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.

 

O projeto ainda traz melhorias relacionadas ao clima e ao consumo de energia, uma vez que os filmes fotovoltaicos absorvem raios infravermelhos e, portanto, a necessidade do uso do ar condicionado é reduzida. De tal forma, essa solução reflete em uma economia de energia ainda maior no prédio.

 

Foto: Caoa / Divulgação