Praça Tamandaré: conheça a história da praça que é um marco para a capital de Goiás

Praça Tamandaré já foi palco de intensas aventuras da juventude na década de 70

Julia Macedo
Por Julia Macedo
feddd4f64fb0e529a388761ea6d7318d

Atílio desenvolveu o projeto de áreas verdes em Goiânia com propostas em preservação de saúde da população em meio aos centros urbanos. A ideia das cidades-jardim era transformar áreas particulares em zonas verdes abertas a população. O planejamento da Praça Tamandaré foi parte integrante do projeto original de Goiânia assinado por Atílio Corrêa Lima na década de 1930. No entanto, a Praça só tomou forma em meados da década de 1970.

praça

feira

Naquela época, a Praça foi cercada por diversos bares e boates. Enquanto o Grande Hotel sediava bailes e eventos familiares, a Praça Tamandaré funcionava como point para a juventude goiana. Os jovens daquela época eram mais rebeldes. Era comum que eles aderissem ao Movimento Hippie, bem como adotassem lemas como “S3*0, drogas e rock’n roll”. 

Os rolês de fim de semana envolviam desde as personalidades mais intelectuais em um simples brunch nos bares ao redor da Praça, até os jovens mais ousados. A área ao redor da Praça, em sua disposição mais oval, era usada pea juventude da época que gostava de apostar rachas. Seja de moto ou carro. Muitas jovens participavam dessas corridas de rua nuas, as camisetas em mãos eram usadas para acenar aos que apenas assistiam.

praça

praça

praça

As pessoas com mais quarenta devem se lembrar bem dos dias dourados da Praça Almirante Tamandaré. Mas, com o passar do tempo, tudo mudou. Goiânia cresceu e o movimento no Setor Oeste também. Apostar rachas na rua já não é mais uma possibilidade. Além de ser proibido, a Praça passou por reformas que alteraram de maneira significativa seu formato. 

Os restaurantes e bares mudaram de localização. A área ao redor da Praça passou a servir de sede para pit dogs, supermercados, farmácias e outros. O novo ponto comercial abriga o tradicional natal goiano com o famoso túnel de luzes. Todo goiano tem uma foto na avenida bem debaixo das luzes ornamentais. Aos fins de semana, a famosa Feira da Lua ocupa a Praça Tamandaré, servindo como um importante polo de compras para os goianos.

 

Mas, afinal, por quê a Praça se chama Tamandaré?

Almirante Tamandaré, ou marquês de Tamandaré, dedicou sua vida à Marinha em períodos complicados da História do Brasil. Desde muito jovem, em torno de seus 15 anos, o Almirante ativamente das lutas que resultaram na formação do país. Os marinheiros o vêem como herói. 

A década de 1820 foi regada por intensas batalhas navais e o Almirante Tamandaré se apresentou frente a todas, impondo seus atos de coragem e liderança, deixando para trás um legado. Após sua morte, seu nome batizou inúmeros navios. Como Goiânia não tem praias, logo, não possui navios, a cidade batizou a Praça Almirante Tamandaré em sua homenagem. 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Pauta desenvolvida pela estagiária de jornalismo Julia Macedo com a supervisão da jornalista Fernanda Cappellesso.

Imagens: Letícia Coqueiro