Porquê Goiânia é conhecida como a capital das feiras

Com mais de 122 opções tem feira para todos os gostos

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
aed72d2ce3c94d8eb8642d62fcf8f0a6

Grandes em tamanho e movimento, algumas feiras fazem parte da economia e da história local da cidade de Goiânia que chegou a ficar conhecida como a “capital das feiras” devido a grande quantidade dessa forma de comércio existente na cidade. Com mais de 122 feiras espalhadas pela região, algumas delas consideradas patrimônio cultural e tradicional da cidade, opção é o que não falta! 

 

Distribuídas por todo o território de Goiânia e em diferentes dias da semana, as feiras contam com uma grande diversidade de produtos, onde você pode encontrar hortifrutis, roupas, calçados, acessórios, artesanatos e muitos mais. Todos esses produtos com preços que chamam a atenção de turistas do Brasil inteiro que visitam a capital com o objetivo de realizarem compras nas feiras da cidade. Dentro do contexto de feiras da capital destacam-se as feiras livres e as feiras especiais. 

 

As feiras livres são as famosas “feiras de bairro”, normalmente realizadas semanalmente e frequentadas pelos moradores da região. São espaços que oferecem produtos e serviços para todos os gostos e públicos, e costumam chamar a atenção e se destacarem pelo caráter bairrista, além de servirem como um momento de interação entre os moradores e os feirantes, além de um simples espaço comercial. Alguns especialistas afirmam que em 500 a.C. essa atividade já era realizada no Oriente Médio. Outros teóricos dizem que essa atividade, na verdade, surgiu na Idade Média e se relacionava às festividades religiosas.

 

Feira

 

Por sua vez, as feiras especiais se destacam por seu caráter mais comercial sendo quase sempre mais extensas e com uma maior variedade de produtos. Na cidade de Goiânia destacam-se dentro do contexto de feiras especiais a Feira do Sol, a Feira da Lua e a Feira Hippie, que atraem visitantes do país inteiro e são consideradas como um dos principais atrativos turísticos da cidade. 

 

A Feira do Sol ocorre todos os domingos das 15 hrs às 21 hrs, na Praça do Sol localizada no setor Oeste, em Goiânia.  O espaço surgiu de uma ideia inovadora quando um grupo de pintores e artesãos se uniram para mostrar à população como eram produzidas as peças artesanais e as pinturas em tela ao ar livre. Desse encontro semanal de artistas na Praça do Sol surgiu a feira que foi devidamente registrada em abril de 1990. Inicialmente a comercialização de produtos industrializados era proibida, atualmente, por lá, os visitantes encontram barraquinhas de alimentos, vestuário, bijuterias, antiguidades, flores e artesanato. 

 

Feira

 

A Feira da Lua é considerada a segunda maior feira de Goiânia e acontece todos os sábado das 16 hrs às 22 hrs na Praça Tamandaré, também no Setor Oeste. Funcionando todos os sábados desde 1992, o espaço conta com mais de mil feirantes que comercializam desde vestuários e calçados até alimentos, para visitantes da capital e turistas do Brasil inteiro. 

 

Feira

 

Por fim,  a Feira Hippie é um dos maiores polos comerciais do Brasil e da América Latina. Com início na década de 60, quando alguns hippies se uniam para expor suas peças no Parque Mutirama, e posteriormente migraram para a praça universitária e para a Praça Cívica até se fixarem na Praça do Trabalhador, onde ocorre até hoje. Considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, a Feira Hippie conta com cerca de 5 mil feirantes cadastrados no sistema da prefeitura e fica localizada entre a Rua 44 e o Terminal Rodoviário de Goiânia, no Setor Norte Ferroviário. Com a pandemia de Covid-19, a feira ficou quase cinco meses sem funcionar em 2020, mas seguindo os decretos atuais a feira voltou a funcionar aos sábados das 05 hrs às 19 hrs, e aos domingos das 06 hrs às 14 hrs. 

 

Feira

 

Vale lembrar que devido a pandemia os horários e dias de funcionamento das feiras em Goiânia pode variar conforme a liberação de novos decretos do estado e da prefeitura.