Por que a fila do lado sempre anda mais rápido?

A ciência explica porque a fila que você está sempre vai andar mais devagar (mesmo que você mude)

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
f820d9529283fc569e677c00d081c522

Quantas vezes você já passou por essa situação? Estar em uma fila e a que está ao lado parecer estar andando muito mais rápido do que a que você está. E, então, você muda de fila, e quando vê, está em um looping infinito, mudando de um lado para o outro e nunca chegando ao seu destino ou, pelo menos, demorando muito mais do que se estivesse ficado ‘quietinho’. Essa é uma pergunta que muita gente já se fez e nunca conseguiu encontrar uma respostas. Mas a ciência sim! Ryan Buell é um pesquisador da Escola de Negócios da Universidade de Harvard (EUA), ele realizou um estudo sobre como os consumidores se comportam diante dessas situações. E o resultado vai surpreender muita gente.

Aversão ao último lugar

A questão é, ninguém gosta de ficar em último lugar, não interessa sobre o que estamos falando. As pessoas se sentem desconfortáveis quando estão próximas a outras que ganham mais, tiram notas maiores ou estão à sua frente na fila. Para conseguir entender melhor o comportamento das pessoas nesta última situação, Buell elaborou um teste que consistia em: realizar uma tarefa que levaria cinco minutos para ser completada. Pelo menos foi o que ele disse para cada um dos participantes. Na verdade, cada pessoa demoraria apenas um minuto mas, para isso, os participantes precisariam esperar em uma fila virtual antes de ter acesso ao formulário. Cada pessoa começava o teste no fim da fila e podiam esperar, trocar de fila ou cancelar a operação. O resultado foi: uma em cada cinco pessoas que estavam no fim da fila ficavam impacientes e mudavam para outra, essa troca fazia com que a pessoa tivesse que esperar 10% a mais do tempo. Se a mesma pessoa trocasse de fila pela segunda vez, a espera acabou sendo de 67% a mais. Ao fim do estudo Buell concluiu que quando uma pessoa está em último na fila, ela tem quatro vezes mais chances de abandoná-la e duas vezes mais de trocar de fila mas, se houver pelo menos uma pessoa atrás, essas chances caem consideravelmente.

Por que isso acontece?

Buell afirma que esse comportamento acontece por conta da ansiedade e do medo de ser o último. O número de pessoas que está atrás de você influencia em absolutamente nada a velocidade em que a fila irá andar. Mas, influencia na sua vontade de sair dali logo. Sempre que ver uma fila menor do que a está a tendência será mudar, desde que você seja o último, mas essa não é uma decisão muito sábia, porque não é possível ter todas as informações necessárias para saber se o ritmo continuará o mesmo ou se será mais lento ou mais rápido.

O que fazer?

Para que essa ‘vontade incontrolável’ de trocar de fila não te consuma, Buell aconselha a não olhar para trás e conversar com pessoas na fila para passar o tempo. A Desmos, uma ONG americana que visa promover o amor pela matemática, diz que a melhor maneira de esperar em filas é estando o mais a esquerda já que a maioria das pessoas são destras e a  tendência é sempre ir pela direita. Já no supermercado, o aconselhável é sempre pegar a fila única, que vai para vários caixas (aquela de poucos volumes), apesar de ser maior ela é mais rápida. De maneira geral, o formato mais eficiente de fila sempre será a fila única, já que quem chega primeiro sempre será atendido primeiro.