Polícia de Miami se ajoelha e reza em apoio às manifestações contra a morte de Floyd

Texas, também registrou a participação de policiais em protestos antirracistas e contra a violência policial

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
2a00c11e779d3562c0f252ae224520d6

No dia 25 de maio, em Mineápolis, nos Estados Unidos, George Floyd foi morto durante abordagem policial. O caso foi gravado e logo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o oficial pressionando com o joelho o pescoço de Floyd, que diz “não consigo respirar” repetidas vezes, até ficar inconsciente.

Sua morte se tornou o mais recente símbolo da violência policial contra os cidadãos negros e provocou a maior onda de protestos dos últimos anos nos Estados Unidos. Manifestantes em todo o país gritaram frases como “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”, em tradução livre) e “não consigo respirar”.

Em meio há turbulência, os policiais de Miami resolveram dar uma trégua e um gesto de apoio ao invés de agirem contra as manifestações. Em Coral Gables, na Flórida, oficiais se ajoelharam e rezaram durante um ato na cidade, se solidarizando com a luta dos manifestantes.

30.mai.2020 - Ajoelhados, oficiais se juntam a protesto contra a violência policial e o racismo em Coral Gables, Flórida, nos Estados Unidos - Eva Marie Uzcategui/AFPFoto: Eva Marie Uzcategui/AFP

Houston, no Texas, também registrou a participação de policiais em protestos antirracistas. Art Acevedo, chefe da polícia local, caminha abraçado a uma manifestante durante um protesto por justiça a Floyd.

Mark Felix/AFPImagem: Mark Felix/AFP

As imagens foram deste fim de semana, nos EUA.

Imagem de capa: Eva Marie Uzcategui/AFP