“Pode beber após a vacina?” foi a pergunta mais buscada por brasileiros no Google em 2021

A dúvida sobre ingerir bebida alcoólica após a vacinação foi 36% mais pesquisada que a pergunta que ocupa o segundo lugar no ranking

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
f217abb3b29e2fb38bad24c9dca1c4ec

Nesta segunda-feira (17/1), completa-se 1 ano desde que a primeira vacina contra a Covid-19 foi aplicada no Brasil, na enfermeira Mônica Calazans, em São Paulo. Desde então, cresce cada vez mais a busca dos brasileiros sobre temas relacionados aos imunizantes.

Um levantamento realizado pelo Google Brasil aponta que a pergunta mais pesquisada na plataforma sobre imunizantes nos últimos 12 meses foi: “Pode beber depois da vacina?”.

De acordo com a empresa, os estados que mais procuraram respostas para a questão foram Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

A dúvida sobre ingerir bebida alcoólica após a vacinação foi 36% mais pesquisada que a pergunta que ocupa o segundo lugar no ranking: “Qual a melhor vacina?”. Em seguida na lista, aparece a questão: “Onde tomar vacina?”.

 

Veja a lista de perguntas mais buscadas sobre vacina no Brasil nos últimos 12 meses:

Pode beber depois da vacina?

Qual a melhor vacina?

Onde tomar vacina?

Onde tem vacina?

Quando vou ser vacinado?

O que é logradouro?

Qual a melhor vacina para Covid?

O que são imunossuprimidos?

O que é comorbidade?

Qual a vacina da Fiocruz?

O que são puérperas?

O que é vacina?

Quem teve Covid pode tomar vacina?

Pode tomar vacina Covid gripado?

Como se cadastrar para tomar vacina?

Como fazer o cadastro da vacina?

Quais são as vacinas do Covid?

O que é pessoa institucionalizada?

Quais vacinas estão sendo aplicadas no Brasil?

Como está a vacinação no Brasil?

 

Temas e termos mais frequentes

“Apesar da vacinação contra a Covid-19 ter sido objeto de controvérsia, desde o início da vacinação, o que os brasileiros quiseram mesmo saber no Google foi de ordem prática, com predominância de termos relacionados a agendamento, cadastro e calendário de imunização”, informou o Google.

Das 100 frases mais pesquisadas sobre os imunizantes, 44 foram sobre aspectos práticos, como local da vacinação, calendário de imunização e lista de comorbidades.

Segundo o Google, dentre os termos mais buscados sobre vacinas, as categorias com maior destaque foram “agendamento”, “cadastro” e “calendário”. “Juntas, essas três áreas representaram 18 dos 50 termos mais pesquisados sobre vacina no país nos últimos 12 meses”, informou a plataforma.

Para chegar aos resultados, a empresa analisou as 100 perguntas e os 50 termos mais buscados sobre o imunizante, a partir de uma amostra de mil termos.

 

Mas afinal, pode ou não beber após a vacina?

O que se sabe é que o álcool pode “retardar” a velocidade da resposta contra infecções por até 24 horas após sua ingestão, e isso resulta em maiores chances de complicações e dificuldade na recuperação em caso de adoecimento. Mas a literatura especializada é clara: todos esses dados dizem respeito apenas ao abuso, excesso ou uso crônico de bebidas alcoólicas.

A interação de fármacos com o álcool pode estar presente nas bulas de alguns medicamentos. No caso das vacinas hoje disponíveis no país —AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer— não existe qualquer indicação expressa desse possível efeito, e nem mesmo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu orientação nesse sentido.

 

Imagem: Reprodução

Veja também:

Marília Mendonça foi o nome mais buscado no Google Brasil em 2021