Planetário de Goiânia é uma joia rara para os apaixonados pelo espaço

Conheça a história da sala de aula mais equipada de Goiás que dispõe de equipamentos para análises astronômicas teatrais

Julia Macedo
Por Julia Macedo
eea6bee5c047ec5ba42d226b10596fbb

Inaugurado em 23 de outubro de 1970, o Planetário chegou a Goiânia como uma boa surpresa. O professor José Ubiratan de Moura ensinava a disciplina de Cosmografia no curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás. Suas aulas eram ministradas com o uso de um aparelho simples conhecido como telúrio. O instrumento funcionava de forma didática, exercendo a função de um planetário de mesa simulando o movimento da Terra em torno do Sol.

O professor José realizou um pedido ao Governo Federal a fim de receber um aparelho novo. Na época, o MEC estava em pleno processo de negociação com o governo da Alemanha Oriental, que fabricava os equipamentos utilizados pela Cosmografia. Logo, quando o equipamento chegou na UFG, todos tiveram uma grande surpresa: o instrumento entregue não cabia na pequena mesa do professor.

Goiânia havia sido escolhida para receber um Planetário Zeiss Jena Spacemaster e um telescópio Zeiss, Cassegrain 150 milímetros de diâmetro e distância focal 2.225 milímetros. Por intermédio do professor Farnesi Dias Maciel Neto, a Universidade Federal de Goiás fez um acordo com a Prefeitura de Goiânia e com o então prefeito, Iris Rezende, para a construção da sede do Planetário.

planetário

A Prefeitura escolheu o Parque Mutirama como receptor do Planetário. Segundo entrevista realizada pelo professor José, naquela época as pessoas não entendiam a importância daquele instrumento. Muitos acreditavam se tratar de um brinquedo novo para o Parque.

planetário

Com a inauguração, o professor José foi nomeado pelo reitor da Universidade como o primeiro diretor do Planetário. A primeira sessão de funcionamento foi a “Viagem ao Sistema Solar”, gravada na Rádio Universitária por Edgar Montório. Nesse mesmo período, o local recebeu também os trabalhos do professor José Eduardo Albuquerque de Macedo Costa e do Engenheiro Professor Jaci Fernandes.

As atividades do Planetário de Goiânia foram interrompidas no dia 29 de agosto de 1972 por problemas de infiltração na estrutura do edifício. No primeiro ano de funcionamento, a estrutura externa se desgastou rapidamente. A cobertura cedeu e coube aos professores Ubiratan e José Eduardo passar noites a fio, cobrindo a cúpula com lona, tentando ao máximo evitar as infiltrações.

Quando as lonas permaneciam no lugar, o interior do edifício ficava extremamente quente e úmido. Em outras ocasiões, as crianças que frequentavam o Parque Mutirama retiravam as cordas que prendiam essas lonas. Enquanto elas brincavam, a cúpula ficava aberta e desprotegida. Houveram danos na estrutura metálica e nas lentes dos equipamentos. A Universidade não tinha condições de arcar com a reparação dos materiais e do prédio. O Planetário ficou fechado por um tempo.

O Planetário da UFG só seria reinaugurado em 30 de março de 1977, sob a direção do professor José Eduardo Albuquerque de Macedo Costa. O engenheiro eletricista, Isaul Gonçalves Montijo, foi contratado na mesma época como o responsável pela manutenção do projetor Zeiss Spacemaster. A cúpula interna e as poltronas da sala de projeção permaneceram as mesmas. Já o equipamento foi remontado após passar por processo de reparo.

planetário

Planetário

Em 1980, o Planetário recebe a criação do curso Iniciação à Astronomia. Formulado em três modalidades, o curso era oferecido para o público que contava com formação no Ensino Fundamental. Com duração de quatro meses, era cobrada uma taxa de ensino. No ano de 2005, com a reformulação da grade disciplinar de Geografia, o Planetário passou a servir de palco para a aula “Fundamentos de Astronomia”.   

planetário

 Imagens: UFG

Clube Curta Mais seleciona o que há de melhor na cidade e negocia benefícios exclusivos para você não perder tempo e ter uma experiência incrível. Faça sua assinatura por apenas 9,90 por mês e tenha acesso aos melhores lugares e programas de Goiânia!

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.