Pirenópolis divulga data para reabertura do turismo na cidade

Segundo novo decreto municipal, pousadas, campings, agência de viagens e mais estabelecimentos poderão voltar a funcionar

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
9622a1c05d760a7291b68ed97134cf71

Segundo novo decreto da Prefeitura de Pirenópolis, o turismo na cidade volta a receber turistas a partir do dia 14 de agosto.

Pousadas, hotéis, casas de aluguel, áreas de camping, albergues, hostels, agências de viagens e todos os atrativos poderão voltar a funcionar “desde que atendam aos requisitos e às medidas recomendadas pelas autoridades de saúde”.

Protocolos de segurança

Os locais deverão ser higienizados constantemente e só podem atender com, no máximo, 65% da capacidade no caso de hospedagem e 50% nas demais atividades. Também deverão aferir a temperatura de todos os clientes.

O uso de máscaras será obrigatório, podendo retirar apenas para alimentação ou banho nas cachoeiras. Os bares retornarão a funcionar, desde que sigam as normas, e poderão ficar abertos até meia noite. Os demais estabelecimentos podem abrir de segunda a sábado, das 7h às 20h, e aos domingos até 12h. 

Flexibilização poderá ser suspensa caso taxa de ocupação de leitos na cidade e em Goiás seja maior que 95%.

Aglomeração de pessoas também é proibido, prevendo uma multa de R$ 1 mil por indivíduo em caso de descumprimento. Portanto, festas, aglomerações em chácaras, entre outros, estão proibidos.

Bandeira vermelha

Segundo o decreto, a nova fase de flexibilização pode ser interrompida a qualquer momento, caso a cidade tenha uma ocupação maior que 95% de leitos de enfermagem e de UTI.

Atualmente, a cidade possui 5 leitos com ventiladores e 6 leitos de enfermaria, desses últimos, 3 atualmente já estão ocupados. 

De acordo com a SMS, o município possui 84 confirmações acumuladas, com 32 casos ativos, 52 curados e 34 em isolamento domiciliar. Não há registro de óbito causado pela covid-19.